Pular para o conteúdo principal

Sinais de um coelho saudável



É importante conhecer como é um coelho saudável tanto na hora de adquirir-lo como durante sua vida. Alterações de comportamento, pelagem, respiração, etc. podem indicar uma doença. A Equipe Coelhomania indica a todos os proprietários que consultem periodicamente um médico veterinário (pelo menos uma vez a cada semestre) e em qualquer alteração que tiver em seu mini coelho. Confira nossa postagem!





Comportamento

  •  É difícil definir um comportamento ótimo que seu coelho deve ter, pois eles cada um tem uma personalidade. Na nossa casa cada um tem uma mania diferente! Em geral, seu coelho deve ter ativo principalmente quando filhote, deve gostar de brincar, pular, correr .... Mas não estranhe se ele ficar paradinho para um carinho. 

Escore Corporal
  • Seu amigo não deve ser pesado demais e nem leve de menos...Tenha o costume de pegá-lo sempre nas mãos para conseguir avaliar uma perda de peso ou ganho de peso. Se possível pese-o periodicamente. 
  • Faça sempre um carinho leve por toda a extensão do corpo, não devem ter presença de massas ou feridas! Caso tenha, procure o médico veterinário imediatamente. 
  • Fique atento as fêmeas não castradas, pois podem  vir a ter gravidez psicológica, levando a produção de leite, arrancamento de pelos para confecção de ninho. 
Respiração 
  • Deve ser tranquila, sem chiado e não ofegante! É normal um coelho em situação de stress ficar ofegante. 
  • O nariz deve estar sem secreção limpo.
Orelhas 
  • Devem ser limpas, sem presença de secreções, sangue, vermelhidão ou crostas.  
  • Devem conseguir fazer o movimento de abanar sem dificuldade.
Boca 
  • Os dentes incisivos não devem crescer excessivamente. Salivação em excesso também não é normal, fique atento!
Olhos e pelos 
  • Olhos e a pelagem devem ser brilhantes. Não deve ter manchas escuras de fezes no traseiro e não deve ter presença de crostas na pele. Os olhos não devem ter secreção excessiva, que podem indicar uma doença oftálmica ou dentária. 
Gostou do texto? Quer reproduzir em seu blog ou deseja para impressão? Mande um e-mail para coelhomaniajlle@gmail.com

Comentários

  1. Boa noite a minha coelha está com uma respiração muito ofugante cada vez que está no meu colo porque será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente ela está com respiração ofegante por medo ou ansiedade, muitas vezes eles não gostam de ficarem no colo. Para amenizar, você pode ficar com ela no seu colo enquanto estiver no sofá por exemplo, assim ela se sentirá mais segura devido a altura e em uma posição mais confortável.

      Excluir
  2. Boa tarde o meu coelho está com a respiração ofegante,e seu pelo está caindo será que está doente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI NAO SOU A DONA DO SITE MAIS ENTENDO BEM DE COELHO ISSO PODE SER A MUDANÇA DE TEMPERATURA QUANDO MUDA A TEMPERATURA É NORMAL DE CAIR PELO DO COELHO E AS VEZES QUANDO CAI PELO É A TRANÇISAO CAPILAR DO COELHO JA O NARIZ PODE SER UM PROBLEMA PARA RESÍRAR E AS VEZE4SQUANDO O NARIZ FAZ ESSE BARULHO É CANSASO APOS BRINCAR SE FOR ALGO RUIM VEJA SE SAI ALGUMA COISA DO NARIZ DELE ESPERO TER AJUDADO

      Excluir
  3. vi o site cobre tudo sobre mini coelhos e pergunto um seguinte estou com um novo cachorro em casa meu coelho quando fui ver ele ele espirro xixi em mim e depois passou o queixo em tudo que é dele isso é marcar territorio

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde ! Minha coelha está com a parte íntima meio inchada, mais o comportamento esta tudo normal... O que será que pode ser ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!