Pular para o conteúdo principal

Láparos

Láparos com 2 dias de idade;
Os pelos são da mãe (a Juba) que os arranca
 para a preparação do ninho
O nome láparo é como é chamado o filhote do coelho. Eles nascem sem pelos e cegos! Conforme mostra a imagem. Os pelos da foto são soltos pela mãe na preparação do ninho.

A partir dos 4 dias já é evidente a coloração do filhote pois há o aparecimento de pelos. Com 7 dias começam a abrir os olhos, o mais comum é entre os 10 a 12 dias. É normal ocorrer de abrir somente um dos olhos primeiro. Com 15 dias os filhotes já começam a sair do ninho (não é via de regra, pode começar muito antes) e pular por tudo!





Láparos no ninho com 10 dias de idade.
Um cuidado que se deve ter com os láparos, é que para tocá-los sempre se deve lavar bem as mãos, pois são muito pequenos e sensíveis a doenças e nossas mãos podem ser vetores de microrganismos prejudiciais a eles. Depois, deve-se passar a mão na mãe, para que o cheiro dela fique na sua mão, pois se  mexer nos filhotes e o cheiro deles ficar estranho ela pode vir a rejeitá-los.

 O ninho pode ser retirado a partir dos 20 dias, quando os filhotes já ficam andando e comendo na gaiola. O critério de separação da mãe dos filhotes vem do criador, na Coelhomania nós utilizamos o tempo de 35 dias. É um período convencional que nunca nos trouxe problema de mastite (inflamação da glândula mamária) da fêmea, os filhotes sempre saíram fortes e a mãe nunca sofreu um emagrecimento progressivo ou lesões. 






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Diferença entre lebres e coelhos

Fonte: http://www.jornaloflorense.com.br Olá leitores, Hoje vamos falar sobre uma curiosidade que tenho certeza que muito têm! As diferenças entre lebre e coelhos. Primeira diferença como se pode ver na foto acima, as lebres tem orelhas e patas mais longas, principalmente as traseiras o que lhes possibilita ter um ótimo impulso para correr! 

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!