Pular para o conteúdo principal

Coelhos no Inverno: Cuidados Necessários

Fonte: http://gold-inc.deviantart.com/
Os coelhos são animais que geralmente toleram bem o frio, porém com a chegada do inverno e as quedas bruscas de temperatura alguns cuidados com seu companheiro deve ser tomado. Abaixo você encontra algumas dicas que ajudam a proteger seu amigo do frio.


1. Não deixe seu amigo exposto ao vento, procure deixar a gaiola ou o cercado em local que não pegue vento (essa dica vale para o ano inteiro).
2. Se você costuma soltá-lo no jardim, faça isso somente durante o dia, pois a noite a temperatura cai e fica muito frio para eles.
3. Pode ser colocada na gaiola uma caixinha fechada para proteger do frio ou um cobertor, mas cuidado: utilize apenas cobertor de tecidos que não soltem fios como o soft.
Tecido soft. Fonte da imagem:
www.catalogpet.com.br
4. Se o seu coelho não utilizar o cobertor você pode estar optando por roupinhas, mas somente deverão ser utilizadas se o animal se adaptar a elas e não roê-lá.
5. O inverno pode predispor seu amigo a uma doença muito conhecida: a coriza, que se caracteriza por corrimentos nasais e espirros e que pode predispor a graves lesões no trato respiratório, mas quando tratada no início pode ser facilmente resolvida. Em caso de espirros ou corrimento leve seu coelho imediatamente ao seu médico veterinário. 
Lembre-se: Seu animal deve ir ao veterinário fazer check-up pelo menos uma vez a cada seis meses, não esqueça de pedir dicas sobre o inverno para o seu médico veterinário!
6. Tenha um cuidado especial com os coelhos que tem pelo baixo/curto como mini holandês e mini lop, para que sejam protegido do frio. 
7. Se for adquirir um coelho filhote durante o inverno lembre-se de alimentá-lo corretamente e deixá-lo no local que você considera mais aquecido da casa. Os filhotes são os que mais sofrem com as variações de temperatura. 
8. Evite dar banho durante o inverno, para coelhos de pelo curto você pode estar utilizando um lenço umedecido para para limpá-lo durante esse período. Caso seja necessário o banho, escolha um dia de sol e deixe o local em que vai ser dado o banho a uma temperatura de 25ºC (através de aquecedores) e a temperatura da água deve estar morna, lembre-se de secá-lo!
9. Durante o inverno não tose o seu animal por inteiro, realize apenas a tosa higiênica, pois seus pelos ajudam a proteger do frio. 


Comentários

  1. Tenho 3 fêmeas de netherland,esse inverno elas criaram e morreu todos ,pode ser o frio mesmo?

    ResponderExcluir
  2. O meu não come a três dias será do frio ele é tão alegre e brincalhão nem a ração come só bebe água e quer dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coelho gosta muito de ficar no meu quarto no ar condicionado será q faz mal a ele.eu durmo a noite td cm ar ligado e pelo dia tbm e sempre ele gosta de ficar dentro do quarto ate bate na porta pr abri porq ele sente a frieza e quer entrar.sera q to fazendo mal a ele?

      Excluir
  3. A Belinha tem um lugar tipo viveiro e a noite cubro com lona e tem uma caixa para durmir com um cobertor ...é o suficiente para noites frias?

    ResponderExcluir
  4. Oh meus entao em gaiolinhas eu teria que tapar ?

    ResponderExcluir
  5. Em hipótese alguma prendam seus coelhos em gaiolas! Apesar de ser o senso comum, é mto errado. E também não pode dar banho.
    Se seu coelho não estiver se alimentando ou esteja apresentando qualquer problema, não fique buscando opiniões na internet, apenas leve-o num veterinário especializado o mais rápido possível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre lebres e coelhos

Fonte: http://www.jornaloflorense.com.br Olá leitores, Hoje vamos falar sobre uma curiosidade que tenho certeza que muito têm! As diferenças entre lebre e coelhos. Primeira diferença como se pode ver na foto acima, as lebres tem orelhas e patas mais longas, principalmente as traseiras o que lhes possibilita ter um ótimo impulso para correr! 

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Sarna em coelhos

A sarna é um problema frequente na criação de coelhos, por isso você deve ficar atento aos sinais clássicos dessa doença. Na hora de adquirir seu amigo ou até mesmo no dia-a-dia você deve ficar de olho!