Pular para o conteúdo principal

Descanso para patas: sua importância

Sempre que um coelho for criado dentro da gaiola, mesmo respeitando suas necessidades e os soltando por pelo menos 2 horas por dia, é necessário que seja utilizado o descanso para as patas, como ilustrado na foto abaixo.


O descanso de patas é utilizado principalmente para evitar calos devido a grade da gaiola. Na sua ausência, geralmente se formam calos comprometendo o desenvolvimento do seu coelho e sua qualidade de vida, podendo formar inclusive abcessos.

Por isso é indispensável o uso do descanso de patas, que pode ser feito de madeira ou qualquer outra superfície que não cause danos ao seu coelhinho.

Não use: jornal ou tampas de plástico - o coelho com certeza irá roer e os mesmos são tóxicos comprometendo sua saúde.

É comum haver bolinhas de fezes e urina de vez em quando em cima do descanso, porém mesmo assim deve continuar sendo usada e limpa com mais frequência. Geralmente, os coelhos escolhem um canto para fazerem suas necessidades e geralmente não é em cima do seu descanso.

O descanso deve ser do tamanho compatível com seu companheiro, ele deve conseguir ficar com as 4 patas apoiadas em cima.

Alternativa temporária e barata é utilizar um pedaço de papelão, porém devido ao hábito de roer sua validade é de 2 a 5 dias. O descanso pode ser facilmente encontrado na internet através de sites especializados como Coelhandia e Pets Mimados. Mas pode ser até mais simples, como um pedaço de madeira (lembrando que a mesma deve ser não tratada).

Com pequenos detalhes como esse você pode garantir que seu melhor amigo tenha uma ótima qualidade de vida. 


Comentários

  1. Olá!! Como eu limpo o descanso de patas de madeira? Ele faz xixi e fica manchado.. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre lebres e coelhos

Fonte: http://www.jornaloflorense.com.br Olá leitores, Hoje vamos falar sobre uma curiosidade que tenho certeza que muito têm! As diferenças entre lebre e coelhos. Primeira diferença como se pode ver na foto acima, as lebres tem orelhas e patas mais longas, principalmente as traseiras o que lhes possibilita ter um ótimo impulso para correr! 

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Sarna em coelhos

A sarna é um problema frequente na criação de coelhos, por isso você deve ficar atento aos sinais clássicos dessa doença. Na hora de adquirir seu amigo ou até mesmo no dia-a-dia você deve ficar de olho!