Pular para o conteúdo principal

Dúvidas mais Frequentes Sobre Feno


Quando iniciamos nossa criação, poucas informações existiam a cerca da dieta correta para um coelho de estimação. Apesar de ser um animal amplamente disseminado por todo o mundo, os coelhos pet ainda são novos e muitas vezes faltavam produtos específicos para sua dieta, como uma ração de boa qualidade e principalmente o feno. Já é comum encontrá-lo em diversas agropecuárias/pet shops e até mesmo em clínicas veterinárias. É muito raro um coelhinho que não tenha acesso ao feno, o que ao nosso ver é uma grande evolução. Mas a dúvida de muitas pessoas é: qual a quantidade que meu coelho realmente deve comer de feno por dia? 


Bom, já mencionamos diversas vezes a importância do feno: que ele auxilia no desgaste dos dentes, diminui a formação de bolas de pelo e faz com que o intestino funcione adequadamente (ou seja, mantém a motilidade intestinal). Um coelho que não come feno cedo ou tarde sofrerá de uma série de patologias, principalmente má-oclusão dentária e estase gastrointestinal (as quais são potencialmente fatais nos nossos orelhudos). 

Pensando nisso, separamos algumas dúvidas que podem surgir quando pensamos no feno, leia abaixo: 


Resultado de imagem para COELHO COMENDO FENOAfinal, qual a quantidade ideal que um coelho deve consumir de feno diariamente? 
A resposta é simples: MUITO! Cerca de 80% da dieta deles deve ser a base de feno. Essa quantidade abundante faz com ele se mantenha saudável, defeque bem e não sofra com incidência de gases (os quais causam muita dor). 

Meu coelho não come feno, e agora?
Essa é uma das queixas que mais ouvimos por isso essas dicas abaixo vão elucidar a falta de interesse do seu coelho por esse alimento:

De berço (Do criatório):
 Uma das questões chave é saber se o seu orelhudo já tinha contato com feno desde o criatório, aqui na Coelhomania, todos os nossos filhotes são acostumados a ingerir feno. Um animal que nunca teve contato com o alimento, pode sim demonstrar menor interesse. Por isso, se você vai ainda está pensando em comprar ou adotar um coelho, é muito importante saber qual a dieta que ele vem ganhando. 

A quantidade de ração: 
Resultado de imagem para BABY BUNNY EATING COAST CROSSUm coelho, que tem ração peletizada disponível o tempo todo, com certeza não irá ingerir a quantidade ideal de fibra bruta (feno) que ele precisa. A ração é basicamente formada por carboidratos de fácil digestão, tornando-a mais saborosa muitas vezes que as verduras e o feno. Por isso, se couber ao seu coelho escolher, ele com certeza escolherá a ração. A comparação pode ser feita com uma criança humana: se ela puder escolher entre um prato de arroz com feijão ou uma barra de chocolate, qual você acha que ela escolheria? 
Por isso fique atento: a quantidade diária de ração que o seu orelhudo deve receber é a quantidade que está discriminada no pacote. Lembramos sempre que a ração é somente um complemento da dieta e que a base de tudo é o .... FENO! 

A quantidade de verduras: 
Sabemos sim que os coelhos devem ingerir uma grande quantidade de folhas verdes todos os dias - mas elas sozinhas não substituem o feno. Quando exageramos também na quantidade de verdes, estamos diminuindo a quantidade de feno que ele deveria ingerir...Esse ponto é semelhante a quantidade de ração, se você oferecer demasiadamente algo mais apetitoso, seu coelho deixará o feno de lado. A dica é: oferecer as folhas verdes duas vezes ao dia - pela manhã e início da noite, assim ele terá que comer feno pelo resto do dia. A quantidade ideal é em torno de 10% da dieta do seu coelho em verdes. 

Hábito do Tutor:
Muitas vezes o principal problema está no hábito (já viciado) do tutor em justificar que o seu orelhudo não come feno, sendo assim, ele para de oferecer! Esse é o erro mais grave: mesmo que o seu coelho não esteja comendo a quantidade que deveria de feno, ele deve sempre, sempre e SEMPRE ter o alimento a disposição - durante o tempo todo. Nós sabemos todos os problemas e transtornos que são manter feno dentro de casa: principalmente em relação a sujeira, mas infelizmente não tem como fazer de outra forma - precisa oferecer - e não adianta ser somente o peletizado! Se você já parou de oferecer feno por esse motivo, a nossa dica é voltar agora mesmo e insistir...ler os dois pontos acima e mudar o seu manejo, antes que seja tarde. 

Outras causas:
Alguns coelhos com problemas dentários não conseguem mais cortar o feno e ingeri-lo, por isso acabam tendo uma dieta pobre em fibra bruta. Nesses casos deve ser oferecido uma quantidade maior de verduras e o mais importante é consultar com médico veterinário especialista - pois alterações dentárias são muito graves e podem evoluir ao óbito do seu orelhudo. 

Por isso pessoal: feno todos os dias disponível, com água fresca. Caso seu coelho não coma o feno, você ainda pode tentar oferecer o capim fresco - que realiza a mesma função do feno comercial. Só deve-se ter cuidado com a procedência do mesmo (estar livre de venenos e ectoparasitas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre lebres e coelhos

Fonte: http://www.jornaloflorense.com.br Olá leitores, Hoje vamos falar sobre uma curiosidade que tenho certeza que muito têm! As diferenças entre lebre e coelhos. Primeira diferença como se pode ver na foto acima, as lebres tem orelhas e patas mais longas, principalmente as traseiras o que lhes possibilita ter um ótimo impulso para correr! 

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Sarna em coelhos

A sarna é um problema frequente na criação de coelhos, por isso você deve ficar atento aos sinais clássicos dessa doença. Na hora de adquirir seu amigo ou até mesmo no dia-a-dia você deve ficar de olho!