Pular para o conteúdo principal

Casa à prova de coelhos



Coelhos tem o hábito de mastigar e roer basicamente tudo o que vêem na sua frente, por isso se você for deixá-lo solto dentro de casa sempre ou só por algumas horas esteja preparado! 



O primeiro passo é não ter nada que seja perigoso ao seu alcance para ser roído como:
  • Fio elétricos - nunca, jamais em hipótese alguma deixe seu coelho próximo a fios elétricos. Eles podem levar choques e até morrer, ou ainda te deixar sem sua televisão, computador, etc.
  • Jornais - eles vão adorar roer jornal e papéis em geral, principalmente pelo barulhinho que faz quando rasga. Mas você deve privá-lo desse prazer, a tinta do jornal é muito tóxica para os coelhos. 
  • Plástico e latas de lixo - o plástico é tóxico e dentro da lata de lixo seja da cozinha ou do banheiro pode ter alimentos de origem animal, alimentos estragados, cacos de vidro, etc. 
Sofás & camas

Todos os meus coelhos já fizeram suas necessidades em cima da minha cama, sim, todos! Eu acredito que eles gostem de ter uma superfície fofa. Porém, existem relatos de coelhos que fazem suas necessidades apenas dentro da sua caixinha própria, depende do dono e do animal, porém eu não aconselho que você o coloque na cama. 

Espaços Pequenos

Fique atento aos pequenos espaços, seu coelhinho com certeza vai se enfiar embaixo deles, sendo difícil de tirá-lo de lá. Procure eliminá-los da sua casa! 

Get down to your bunny's level 
Desça ao nível de seu coelho

Isso mesmo! Fique de joelhos e olhe sua casa da mesma maneira como seu amigo vê, assim você vai conseguir enxergar perigos que não enxerga de cima. 

Móveis de madeira 
Eu já tive chinchila, coelho e hamster... E todos roeram a mobília da minha mãe! O ideal é protege-la com plástico bolha e disponibilizar sempre brinquedos para seu amigo, como bolinhas com guizo, objetos de madeira que rolem para que ele não vá na mobília. 

Plantas tóxicas e flores 
Não deixe ao alcance dele suas flores favoritas ou qualquer outra planta que você não queira que ele roa, pois ele vai roer. Tenha cuidado que muitas plantas podem ser tóxicas a ele. O ideal é colocar em um local mais alto. 

Hábito de cavar
Eles possuem o hábito de cavar e não tente culpá-los, é tão fisiológico quanto se alimentar. O que aconselhamos você fazer para proteger seus tapetes é disponibilizar uma caixa cheia de bolinhas de papel para ele poder cavá-las, assim ele vai satisfazer sua vontade e seus tapetes estarão protegidos. 

Grau de liberdade do seu coelho
Quem decide se ele vai andar pela casa inteira ou apenas uma parte dela é você! Nós não podemos aconselhar a deixá-los apenas em um local ou em todos os locais, mas se for deixá-lo solto pela casa inteira procure ensiná-lo como usar sua caixinha de necessidades e procure ter mais de uma em pontos diferentes da casa, como no seu quarto e outro na lavandeira, uma na sala. Depende muito do tamanho da casa, do comportamento do seu amigo. 

Paciência!
Sim, muita paciência! Quem já teve qualquer outro animal sabe o que acontece! Meus cães já estragaram meus melhores sapatos, meus gatos viviam trazendo pequenos animais mortos para casa e meus coelhos adoram roer o que apareça na sua frente. Por isso você deve ter paciência para ensiná-los e muita persistência, com essas duas palavras você alcançará o objetivo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!