quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sarna em coelhos

A sarna é um problema frequente na criação de coelhos, por isso você deve ficar atento aos sinais clássicos dessa doença. Na hora de adquirir seu amigo ou até mesmo no dia-a-dia você deve ficar de olho!



Existem dois tipos principais de sarna que acometem os coelhos: a sarna auricular e a sarcóptica. Ambas são causadas por parasitos, sendo que a primeira é causada pelo Psoroptes communis e pelo Chorioptes cuniculis, e a segunda é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. cuniculi.

 Sarna auricular

Esta enfermidade tem como característica o contagio rápido entre os animais. Os parasitos que a causam localizam-se dentro do ouvido, atingindo a parte profunda da pele.

Esta é observada primeiramente pela forte irritação no interior do ouvido dos coelhos, em seguida ocorre a presença de inflamação e formação de uma secreção espessa, que com o tempo forma crostas ou escamas de cor parda. Estas crostas ficam aderentes a parte interna da orelha e podem fechar completamente o ouvido do animal.

Quais são os sinais dessa doença?

- animais inapetentes;
-emagrecimento rápido;
-animal inclina a cabeça para o lado acometido;
-coçam com as patas a área afetada;
-em casos avançados pode-se encontrar sangue e pus com odor fétido;

Como evitar a doença?

Devem ser tomadas várias medidas profiláticas para a não infecção e proliferação da enfermidade. Entre elas:

-higiene da gaiola, potes de ração e água, e tudo aquilo que esta em contato com o animal;
-cuidado para não adquirir animais doentes;
-Fazer quarentena dos animais adquiridos, ou seja, deixa-los separados dos demais por um período de tempo para observar se os mesmo demonstram sinais da doença;
-acompanhamento do animal com o médico veterinário periodicamente;

Se algum animal apresentar a doença, este deve ser separado dos demais até que a mesma seja curada, e a gaiola e utensílios do mesmo devem ser desinfetadas e flambadas.

Para o tratamento da enfermidade a Coelhomania recomenda a procura de um médico veterinário para que o mesmo analise e indique o tratamento adequado para o seu amigo!



Sarna sarcóptica

Nesta, o ácaro Sarcoptes scabiei var. cuniculi penetra profundamente na pele causando lesões primeiramente no focinho e patas e posteriormente essas lesões podem proliferar-se para o restante do corpo. As lesões características dessa doença são a formação de crostas na boca, e ao redor dos olhos e nariz, além das patas, podendo em casos graves atingir os órgãos genitais.

A diferença entre as sarnas está no local de ação do agente, enquanto nesta o local de ação é o corpo do animal, na sarna auricular o local afetado é a orelha.

As manifestações inicia-se com a picada do parasito, que causa irritação e leva ao aparecimento de um líquido que seca e forma crostas no local atingido, normalmente de coloração amarelo-acinzentada.

Quais são os sinais dessa doença?

-emagrecimento devido a dificuldade de ingerir alimento quando existe lesões na boca;
-dificuldade respiratório, quando existe a presença de lesões no nariz do animal;
-no inicio da doença pode-se observar um pó branco no nariz do animal e nas unhas, devido ao ato de coçar a região.;
-alopecia;

Como evitar a doença?

Para evitar que ocorra o aparecimento da doença devem ser tomadas as mesmas medidas profiláticas citadas para sarna auricular.

Para o tratamento da doença a Coelhomania indica que o proprietário consulte um médico veterinário, pois só o mesmo saberá qual o tratamento ideal para o seu mini coelho. Vale ressaltar que ambas as sarnas podem ser tratadas quando diagnosticadas a tempo, por isso é de suma importância realizar análise periódica do seu amigo!

http://veterinariadesilvestres.blogspot.com.br/2010/09/sarna-sarcoptica-em-coelhos.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário