quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sarna em coelhos

A sarna é um problema frequente na criação de coelhos, por isso você deve ficar atento aos sinais clássicos dessa doença. Na hora de adquirir seu amigo ou até mesmo no dia-a-dia você deve ficar de olho!



Existem dois tipos principais de sarna que acometem os coelhos: a sarna auricular e a sarcóptica. Ambas são causadas por parasitos, sendo que a primeira é causada pelo Psoroptes communis e pelo Chorioptes cuniculis, e a segunda é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. cuniculi.

 Sarna auricular

Esta enfermidade tem como característica o contagio rápido entre os animais. Os parasitos que a causam localizam-se dentro do ouvido, atingindo a parte profunda da pele.

Esta é observada primeiramente pela forte irritação no interior do ouvido dos coelhos, em seguida ocorre a presença de inflamação e formação de uma secreção espessa, que com o tempo forma crostas ou escamas de cor parda. Estas crostas ficam aderentes a parte interna da orelha e podem fechar completamente o ouvido do animal.

Quais são os sinais dessa doença?

- animais inapetentes;
-emagrecimento rápido;
-animal inclina a cabeça para o lado acometido;
-coçam com as patas a área afetada;
-em casos avançados pode-se encontrar sangue e pus com odor fétido;

Como evitar a doença?

Devem ser tomadas várias medidas profiláticas para a não infecção e proliferação da enfermidade. Entre elas:

-higiene da gaiola, potes de ração e água, e tudo aquilo que esta em contato com o animal;
-cuidado para não adquirir animais doentes;
-Fazer quarentena dos animais adquiridos, ou seja, deixa-los separados dos demais por um período de tempo para observar se os mesmo demonstram sinais da doença;
-acompanhamento do animal com o médico veterinário periodicamente;

Se algum animal apresentar a doença, este deve ser separado dos demais até que a mesma seja curada, e a gaiola e utensílios do mesmo devem ser desinfetadas e flambadas.

Para o tratamento da enfermidade a Coelhomania recomenda a procura de um médico veterinário para que o mesmo analise e indique o tratamento adequado para o seu amigo!



Sarna sarcóptica

Nesta, o ácaro Sarcoptes scabiei var. cuniculi penetra profundamente na pele causando lesões primeiramente no focinho e patas e posteriormente essas lesões podem proliferar-se para o restante do corpo. As lesões características dessa doença são a formação de crostas na boca, e ao redor dos olhos e nariz, além das patas, podendo em casos graves atingir os órgãos genitais.

A diferença entre as sarnas está no local de ação do agente, enquanto nesta o local de ação é o corpo do animal, na sarna auricular o local afetado é a orelha.

As manifestações inicia-se com a picada do parasito, que causa irritação e leva ao aparecimento de um líquido que seca e forma crostas no local atingido, normalmente de coloração amarelo-acinzentada.

Quais são os sinais dessa doença?

-emagrecimento devido a dificuldade de ingerir alimento quando existe lesões na boca;
-dificuldade respiratório, quando existe a presença de lesões no nariz do animal;
-no inicio da doença pode-se observar um pó branco no nariz do animal e nas unhas, devido ao ato de coçar a região.;
-alopecia;

Como evitar a doença?

Para evitar que ocorra o aparecimento da doença devem ser tomadas as mesmas medidas profiláticas citadas para sarna auricular.

Para o tratamento da doença a Coelhomania indica que o proprietário consulte um médico veterinário, pois só o mesmo saberá qual o tratamento ideal para o seu mini coelho. Vale ressaltar que ambas as sarnas podem ser tratadas quando diagnosticadas a tempo, por isso é de suma importância realizar análise periódica do seu amigo!

http://veterinariadesilvestres.blogspot.com.br/2010/09/sarna-sarcoptica-em-coelhos.html



14 comentários:

  1. meu coelho pegou uma infeção parecida com sarna e foi curado com shampoo a base de cetoconazol. e pra quem gostaria de trabalhar em casa, vejam: www.webgd.net/2818

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, obrigada pela dica, mas cetoconazol trata principalmente infecções fúngicas e a sarna é causada por um ácaro, por isso tem como principal tratamento medicamentos da família das avermectinas!

      Excluir
  2. Temos uma coelha mini, e pelos sintomas ela tem Sarna sarcóptica, no nariz e nas patas. Ela é da minha filha que está muito triste com isso tudo.
    Se alguém poder me ajudar.
    Aonde moro não temos veterinário que cuide de coelhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o tratamento para sarna é através de um medicamento chamado ivermectina que deve ser aplicada durante 1 mês uma vez por semana. No entanto, por se tratar de um medicamento injetável você precisa que seja realizada por um médico veterinário por via subcutânea.

      Excluir
  3. É muito triste ver um coelhinho com sarna nas orelhas ou no focinho e nas patas. A sarcóptica que faz com que o focinho fique crescido e as patas também (por gerar essas alterações na aparência do coelhinho) é muito desagradável. Dá uma sensaçào de que o coitadinho está sendo humilhado ao se tornar todo feio e alterado. Agora, alegria dá mesmo, qdo depois do tratamento a gente os vê se recuperarem, ficarem espertos, confiantes, saudáveis e lindos novamente. Graças a Deus e ao veterinário!!! PARABÉNS pelo site.

    ResponderExcluir
  4. o estava com o focinho,patas e boca com uma crosta parece casca bem seca e a orelha dele havia tambem nas beiradas essa crosta e por dentro umas cascas fina,eu passei anti séptico (clorexidina alcoolico ) e depois passei uma pomada neomicina ,no outro dia eu tirei quase tudo com uma gaze molhada no oleo dersane ,nas patas saiu tudo de vez aquela casca ,so nas orelhas que demorou mais um tempo ,então ainda não sabia o que era,o pelo do meu coelho cresceu todo onde havia a casca esta bem bonito hoje não tem mais nada vizivel ,so que eu ficava com ele no colo e comecei a me coçar .foi então que descobri que era sarna ,eu fiz o tratamento com ivermectina e permetrina ,e comprei um sabonete para sarna para dar banho neles ,eu tive que tomar durante um mes e eu ja estava boa ,ontem eu peguei eles para dar bamini coelho e um fuzzy lop eu observei a uns 2 meses que meu mini coelhnho e depois de uns 30 mts eu ja percebi umas petequias vermelhas em meu braço e acho que eles ainda estão com essa sarna ,comecei a dar novamente envermectina mais em comprimido ,vc sabe mais de alguns cuidados que posso ter?Boa tarde! Tenho um

    ResponderExcluir
  5. Uma parte foi cortada,eu ontem fui dar banho neles e percebi depois de uns 30 mts que ja estava me coçando e com petequias vermelhas ,vc sabe de mais alguns cuidados ,ja começei hoje com evermectina so que dou em comprimido para eles,mais não vejo mais nada neles.

    ResponderExcluir
  6. o estava com o focinho,patas e boca com uma crosta parece casca bem seca e a orelha dele havia tambem nas beiradas essa crosta e por dentro umas cascas fina,eu passei anti séptico (clorexidina alcoolico ) e depois passei uma pomada neomicina ,no outro dia eu tirei quase tudo com uma gaze molhada no oleo dersane ,nas patas saiu tudo de vez aquela casca ,so nas orelhas que demorou mais um tempo ,então ainda não sabia o que era,o pelo do meu coelho cresceu todo onde havia a casca esta bem bonito hoje não tem mais nada vizivel ,so que eu ficava com ele no colo e comecei a me coçar .foi então que descobri que era sarna ,eu fiz o tratamento com ivermectina e permetrina ,e comprei um sabonete para sarna para dar banho neles ,eu tive que tomar durante um mes e eu ja estava boa ,ontem eu peguei eles para dar bamini coelho e um fuzzy lop eu observei a uns 2 meses que meu mini coelhnho e depois de uns 30 mts eu ja percebi umas petequias vermelhas em meu braço e acho que eles ainda estão com essa sarna ,comecei a dar novamente envermectina mais em comprimido ,vc sabe mais de alguns cuidados que posso ter?Boa tarde! Tenho um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o melhor tratamento é a ivermectina por via subcutânea, mas acho mais interessante que seja aplicada por um médico veterinário devido a experiência na aplicação. A dose do medicamento é 0,2 mg/kg, você pode dizer isso ao seu veterinário ou ele mesmo pode buscar uma fonte. A aplicação pode ser realizada uma vez por semana ou vez a cada 15 dias conforme o caso. O comprimido você calculou a dose? Pois dar a mais do que eles necessitam pode ser MUITO prejudicial e levar seu coelho a morte, tome essas precauções e evite que você mesmo realize o procedimento em casa! É importante sempre buscar o médico veterinário!

      Excluir
    2. Além disso para a sarna é importante desinfetar as instalações, como passar fogo nas gaiolas ou produtos a base de amônia quartenária, porém o mais eficiente é o fogo!

      Excluir
  7. Os meus taambem tem a sarcoptica, passei sartop, sarnak mas so melhoram um pouco e nao passa. Aqui nao tem especialistas em coelhos, ainda mais interior, só sabem cuidar de cavalo e gado. Alguma indicação de qtas ml por kg dar ivermectina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, você pode pedir a estes veterinários mesmo aplicarem por via subcutânea para o coelho. A dose é em miligrama, por isso é necessário ter o medicamento para calcular o qual estes veterinários já estão bastante familiarizados. A dose de ivermectina 1% é 0,2 mg/kg para o animal a cada 7 ou 15 dias por 30 dias. Em mL ficaria 0,02 mL/kg, mas peço que não aplique sozinho se não tens experiência, a ivermectina é um medicamento potencialmente tóxico e tem que ser utilizado com cautela!

      Excluir
  8. Tenho coelho esta com sarna qual quantidade de comprimido como fazer a limpeza triste

    ResponderExcluir
  9. Tenho coelho esta com sarna qual quantidade de comprimido como fazer a limpeza triste

    ResponderExcluir