Pular para o conteúdo principal

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade


Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados.
Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Filhote, a fase do adestramento: A fase de filhote vai do desmame, a partir de 35 dias até 4 ou 5 meses. Nessa fase, o coelho é muito agitado: corre, salta e gosta muito de explorar novos locais e enfiar-se embaixo do sofá. Essa é a fase que você deve ensinar tudo o que seu coelho deve aprender para a vida adulta. 

- O que fazer durante essa fase?
Nem sempre ele vai estar gostando de carícias e colo nessa idade (existem coelhos que nunca gostam de serem pegos no colo), mas você deve insistir, pois será refletido na vida adulta. Acaricie o animal até mesmo dentro da gaiola ou cercado e forneça agrados da sua mão (como folhas de almeirão ou outro vegetal indicado). Quanto maior for a sua interação com o coelho, melhor será a relação de vocês!

- Limite o espaço dele durante essa fase: claro que não pode ficar só dentro da gaiola, mas limite a pontos da casa em que vá permanecer mais tempo. Forneça desde o primeiro dia a litterbox (caixa sanitária).

- Acostume nessa a fase a realizar procedimentos que você fará com frequência. Por exemplo, ir ao médico veterinário, andar de carro (dentro da caixinha de transporte), acostumar-se com outros animais.

Jovem ou Adolescente:  O período da adolescência é regido pelo aumento da produção de hormônios sexuais. O início varia de acordo com porte do seu coelho, menores chegam a essa fase com 4 meses e os maiores com 7.

 Os machos tendem  a demarcar seu território, principalmente através de urina e muitas vezes podem deixar de usar (temporariamente) sua caixa sanitária.
As fêmeas iniciam períodos de receptividade sexual, podendo tornar-se agressivas.

Não se deve reprender um coelho nessa fase como é feito comumente em cães, mas existem dicas que auxiliam para coelhos com problemas comportamentais:
1. Caso seu coelho morda ou o ataque, faça um som agudo alto para o coelho entender que o machucou.
2. Para fazer a limpeza da gaiola ou cercado, deixe seu coelho passear. Muitos coelhos sentem-se ameaçados quando mexemos na sua casa, por isso arranham e mordem para proteger o território.
3. Proporcione muitos exercícios para ocupar a mente do seu coelho: passeios, brincadeiras e brinquedos diversos.
4. Não deixe de dar carinho, apesar de muitas vezes ele poder se demonstrar rebelde. A falta de interação leva a perda da confiança e relação coelho-proprietário.
5. Castre seu animal. Geralmente, esse comportamento agressivo está ligado a mudança hormonal que ele está passando. Quando castrado, além de diminuir esses comportamentos, previne doenças muito importantes como adenocarcinoma uterino nas fêmeas. 

Adulto: A fase adulta inicia a partir de 1 a 2 anos, o coelho passa a ser mais tranquilo (principalmente os que são castrados). Em geral, rói menos até seus brinquedos, porém continua brincalhão e necessita de atividades físicas.

Durante essa fase é importante oferecer uma alimentação de qualidade para prevenir obesidade, sendo essa uma grande quantidade de fibras brutas, como feno.
Atividades físicas deve ser praticadas todos os dias,  podendo ser um passeio pela casa ou até na guia, dependendo da adaptação do coelho a ela.


Dúvidas ou sugestões?
Nos deixe um recado ou mande um e-mail contato@coelhomania.com.br

Comentários

  1. Comprei meu mini coelho em um Pet Shop e afirmaram que ele possui aproximadamente 40 dias, considerando que ele possui agora 55 dias qual seria a data indicada para castraçao? Moro em SP e voces podem me indicar uma clinica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode castrar a partir dos 5 meses de idade. Indicação de clínica pode ser Exotic Clinic, está já ouvi falar. Porém, como sou de outro estado sugiro que você pergunte ao Pet Shop que adquiriu seu animal uma indicação de um médico veterinário especializado ou para algum criador na sua região.

      Excluir
    2. Eu tenho um coelho anão não sabemos se ele e jovem ou a idade e também tenho um cachorro

      Excluir
  2. Olaa!
    Entao meu coelho é macho e tem 1 ano e ele anda com um conportamento bem estranho.Ele ta me seguindo pela casa (ele fica solto praticamente o dia toda) e quando me segue ele fica emitindo um barulho!ele esta muito agitado!!o que seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser só um comportamento de afeto dele ou estar ligado ao comportamento sexual. Você já castrou ele?

      Excluir
  3. Olá.
    Tenho uma mini lop de quase 3 meses, ela é extremamente ativa. Eu fiz um cercado enorme, o dobro do recomendado, e mesmo assim ela fica tentando sair. Tem vários brinquedos e coisas para roer, mas pouco faz isso. Prefere ficar correndo e pulando por ai. Ela me deixa passar a mão nela, mas não deixa eu carregar de jeito nenhum! Ela foge e esperneia mesmo eu pegando do jeito certo.... Será que posso mudar isso? E raramente vejo ela dormir. A noite tem minutos de silêncio, não consigo ver se ela está dormindo, mas também escuto ela se mexendo .... Está tudo bem com ela será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os coelhos são muito ativos a noite, por isso ela parece que sempre está acordada. Além disso, são presas então é difícil dormirem quando estamos olhando.

      - É normal ela querer sair, quanto mais espaço melhor na cabecinha deles.Ela deve passear por espaços grandes, mas não se preocupe de deixar ela lá na sua ausência, com certeza está confortável.
      - O colo é sempre um estress para o coelho, mas ela é nova, deve se acostumar ainda, tenha paciência. Qual o jeito que você costuma segura-lá?
      - É sempre você encontrar seu veterinário de segurança, ela ainda é bem novinha, então marque uma consulta e a leve para realizar um exame físico geral, conhecer seu veterinário, conversar sobre a castração, ver se há necessidade de vermífugos. Vai ser bom pra você e para ela conhecer o ambiente.

      Excluir
  4. É verdade que a melhor ração para os mini coelhos é da nutrópica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com certeza uma das melhores, pode utilizar sem medo! Mas lembre-se ração é apenas um complemento, o que importa na dieta deles é fibras que são oferecidas através de verduras e feno.

      Excluir
  5. Oi, Sou de Joinville também, e fiquei espantada com o preço que a clínica veterinária dr. Selvagem passou para castrar minha coelhinha, você sabe me indicar algum vet aqui no cidade com o preço mais em conta?

    ResponderExcluir
  6. Oi, oi
    Eu tenho um mini coelho de quase 8 meses e ele teve sua primeira relação sexual (não concluída, pois a fêmea correu antes de se terminar -provavelmente por medo, já que foi a primeira relação dela também), contudo, quando peguei meu coelho no colo, estava saindo algo vermelho de seu órgão genital (até pensei que seria sangue da fêmea, mas era dele mesmo), gostaria de saber se isso é normal ou pode afetar em alguma coisa em relação à saúde dele. :c

    ResponderExcluir
  7. Olá! Criei meu coelho de forma livre, ele corre pela casa toda e sob supervisão vai ao quintal. Porém essa forma de criação fez com que meu coelhinho ficasse arredio, ele não deixa eu pega-lo, apenas me cheira e só podemos dar carinho rápido pois logo ele pula pra trás. Tudo no tempo dele... Ele já tem 1 ano, gostaria de saber se com essa idade ainda posso acostuma-lo no colo e com mais carinho, pois preciso pega-lo para cortar as unhas e não quero fazer contra sua vontade para não causar estresse! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu também tenho uma coelha, e normalmente eu pego ela com um pano grossinho e ponho ela no meu colo e espero até ela se acalmar, depois corto as unhas dela o mais rápido e sem a ferir. Espero ter ajudado!

      Excluir
  8. Olá,eu tenho um coelho femea e recente mente comprei um filhote femea,no comeco ela cuidou do filhote mais depois de algumas semanas ela começou a perceber e arrancar os pelos do filhote,o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto afaste as duas, a sua coelha mais velha arranca os pelos pois está pronta para procriar "novamente". As coelhas arrancam pelos dos filhotes ou da própria barriga para montar ninho para uma possivel nova ninhada.

      Excluir
  9. Olá, eu tenho uma coelhinha de 9 meses, e ela fazia suas necessidades apenas na caixinha sanitária, porém há cerca de um mês ela está fazendo as fezes no chão, é normal? Será só por um tempo ou devo fazer algo para que ela volte a usar a caixa sanitária??

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um coelho, mas ele não gosta de dormir em panos, nem em caixa de papelão e não dorme na casinha que fiz para ele. O que posso fazer para que ele se aqueca nesse frio?

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma coelha e ela tem 1 mês e só fica no telhado,mas ela não se dá bem com minha cachorra oq faço para eles se darem bem e ela n ficar muito no telhado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu tenho um coelho e uma cachorra também (a minha cachorra é de grande porte e dizem que quanto menor mais perigoso pro Coelho), mas desde pequeno eu ia com o coelho no colo pra cachorra cheirar e se acostumar e sempre fazendo carrinho nela também (pra não ficar com ciúmes)...
      Quanto ao telhado não sei como ajudar 🤷.
      Espero ter ajudado de alguma forma

      Excluir
  12. Bom dia, tudo bem? Tenho uma mini Lion de 4 anos. Ela fica solta na casa o dia todo e toda noite tbm, já está acostumada. Nas últimas semanas percebi que ela anda bem mais quieta do que o normal, não corre tanto como corria antes pela casa e a respiração anda bem ofegante. Não tem veterinário na minha cidade que cuide de coelhos, estou preocupada. Poderia me ajudar a identificar o que ela tem? Obrigada e um abraço!!

    ResponderExcluir
  13. Meu coelho macho fica me seguindo pela casa, ele tem uns 6 meses de idade.
    Ele me segue e fica grunindo pra mim, se eu ando demais pela casa ele morde meu tornozelo!!! Não sei o que fazer e nem porque ele faz isso. E é só comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tb tem a msm idade e faz o msm comigo,ele anda avançando igual cachorro e eu já estou com medo pois ele me morde sem do e faz um barulhão mucha a orelha e levanta o rabo.Andei lendo q ele está na fase q os hormônios estão aflorados ,ele era tão bonzinho 😔

      Excluir
    2. Castração acaba com mal comportamento e o deixa mais dóceis. Se for de São Paulo indico clínica veterinária REPÚBLICA DOS BICHOS Dra Adriana.

      Excluir
  14. Eu queria saber como posso fazer com meu coelho no Natal e no ano novo por causa dos fogos de artifício eu vou passar na minha tia eu estava pensando se ele poderia ficar preso no banheiro e a gaiola dentro mas ele consegue sair da gaiola então eu teria que deixar ele preso no box é seguro levar ele?
    Ou é mais seguro deixar na minha casa só que eu tenho medo dele morrer por causa dos fogos

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um mini coelho macho de 7 meses. Agora comprei um fêmea de 60 dias e ele tá querendo montar nela. Posso deixar?

    ResponderExcluir
  16. Oi tenh0 meu Valentim com 1 ano e 6 meses, crio ele desde os 2 meses, comprei como fêmea, mas após os 4 meses o sexo desceu e descobri que era macho aos 6 meses queria acasalar com minha gata, mordiscava a gente, urinava por toda parte, e quando nos via vestidos e calçados p sair ficava dando voltas e esguichava urina nas nossas pernas. Pesquisei muito e descobri que tudo era marcação de território. Comecei a procurar lugar p castrar chegaram a pedir R$ 1.500 encontrei a clínica República dos bichos, entre castração e medicamento ficou 260,00. Deste dia em diante comportamento mudou completamente e ficou mais dócil, hoje só dorme na minha cama, adora um cobertor, convive com minha cachorra e 3 gatos, aliás é apaixonado pelos bichanos. Recomendo castração e a clínica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza, qual é o telefone e endereço da clínica?
      Quero castrar meu coelho e só acho preços exorbitantes (800 a 1550).
      Obrigada!

      Excluir
    2. Olá, pesquisei na internet e tem muitas republicas dos bichos. Pode me passar o telefone/ endereço? Preciso castrar meu coelhinho com urgência.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!