Pular para o conteúdo principal

Coelhos no Inverno: Cuidados Necessários

Fonte: http://gold-inc.deviantart.com/
Os coelhos são animais que geralmente toleram bem o frio, porém com a chegada do inverno e as quedas bruscas de temperatura alguns cuidados com seu companheiro deve ser tomado. Abaixo você encontra algumas dicas que ajudam a proteger seu amigo do frio.


1. Não deixe seu amigo exposto ao vento, procure deixar a gaiola ou o cercado em local que não pegue vento (essa dica vale para o ano inteiro).
2. Se você costuma soltá-lo no jardim, faça isso somente durante o dia, pois a noite a temperatura cai e fica muito frio para eles.
3. Pode ser colocada na gaiola uma caixinha fechada para proteger do frio ou um cobertor, mas cuidado: utilize apenas cobertor de tecidos que não soltem fios como o soft.
Tecido soft. Fonte da imagem:
www.catalogpet.com.br
4. Se o seu coelho não utilizar o cobertor você pode estar optando por roupinhas, mas somente deverão ser utilizadas se o animal se adaptar a elas e não roê-lá.
5. O inverno pode predispor seu amigo a uma doença muito conhecida: a coriza, que se caracteriza por corrimentos nasais e espirros e que pode predispor a graves lesões no trato respiratório, mas quando tratada no início pode ser facilmente resolvida. Em caso de espirros ou corrimento leve seu coelho imediatamente ao seu médico veterinário. 
Lembre-se: Seu animal deve ir ao veterinário fazer check-up pelo menos uma vez a cada seis meses, não esqueça de pedir dicas sobre o inverno para o seu médico veterinário!
6. Tenha um cuidado especial com os coelhos que tem pelo baixo/curto como mini holandês e mini lop, para que sejam protegido do frio. 
7. Se for adquirir um coelho filhote durante o inverno lembre-se de alimentá-lo corretamente e deixá-lo no local que você considera mais aquecido da casa. Os filhotes são os que mais sofrem com as variações de temperatura. 
8. Evite dar banho durante o inverno, para coelhos de pelo curto você pode estar utilizando um lenço umedecido para para limpá-lo durante esse período. Caso seja necessário o banho, escolha um dia de sol e deixe o local em que vai ser dado o banho a uma temperatura de 25ºC (através de aquecedores) e a temperatura da água deve estar morna, lembre-se de secá-lo!
9. Durante o inverno não tose o seu animal por inteiro, realize apenas a tosa higiênica, pois seus pelos ajudam a proteger do frio. 


Comentários

  1. Tenho 3 fêmeas de netherland,esse inverno elas criaram e morreu todos ,pode ser o frio mesmo?

    ResponderExcluir
  2. O meu não come a três dias será do frio ele é tão alegre e brincalhão nem a ração come só bebe água e quer dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coelho gosta muito de ficar no meu quarto no ar condicionado será q faz mal a ele.eu durmo a noite td cm ar ligado e pelo dia tbm e sempre ele gosta de ficar dentro do quarto ate bate na porta pr abri porq ele sente a frieza e quer entrar.sera q to fazendo mal a ele?

      Excluir
  3. A Belinha tem um lugar tipo viveiro e a noite cubro com lona e tem uma caixa para durmir com um cobertor ...é o suficiente para noites frias?

    ResponderExcluir
  4. Oh meus entao em gaiolinhas eu teria que tapar ?

    ResponderExcluir
  5. Em hipótese alguma prendam seus coelhos em gaiolas! Apesar de ser o senso comum, é mto errado. E também não pode dar banho.
    Se seu coelho não estiver se alimentando ou esteja apresentando qualquer problema, não fique buscando opiniões na internet, apenas leve-o num veterinário especializado o mais rápido possível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!