Pular para o conteúdo principal

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores,

Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!
Abaixo segue uma lista com plantas ornamentais que geralmente temos em casa e muitas vezes desconhecemos seu potencial tóxico e podem levar nosso animal inclusive a óbito:


Comigo-Ninguém-Pode - Nome científico: Dieffenbachia picta 
Fonte da imagem: http://quintaldarosi.blogspot.com.br/2010/11/o-poder-das-sete-ervas-7-comigo-ninguem.html





Copo-de-Leite - Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng
Fonte da imagem: http://www.sabedoriaglobal.com.br/flores-copo-de-leite-fotos/






Hortênsia - Nome científico: Hydrangea macrophylla
Fonte da imagem: http://www.plantaornamental.com/plantas-ornamentais-hortensias/jardim-de-hortensias-2/






Espada-De-São-Jorge - Nome Científico: Sansevieria trifasciata
Fonte da imagem: http://quintaldicasa.blogspot.com.br/2012/09/espada-de-sao-jorge.html







Costela-De-Adão - Nome científico: Monstera deliciosa 
Fonte da imagem: http://quintaldicasa.blogspot.com.br/2012/10/costela-de-adao.html





Azaléia - Nome científico: Rhododendron indicum
Fonte da imagem: http://floresiflores.blogspot.com.br/2010/05/como-cuidar-das-azaleias.html








Saia-Branca - Nome científico: Datura suaveolens L. 
Fonte da imagem: http://www.plantasonya.com.br/category/toxicas-e-venenosas





Coroa-De-Cristo - Nome científico: Euphorbia milli L. 
Fonte da imagem: http://www.plantasonya.com.br/category/toxicas-e-venenosas








Fique atento a ingestão de alguma dessas plantas, pois os coelhos não vomitam, ou seja não tem como eliminar dessa forma a planta que os está fazendo mal sendo altamente metabolizada no seu estômago e intestino! Por isso em sua presença retire do chão ou de lugares que eles alcancem! Evite soltá-lo na parte do jardim que está próximo dessas plantas!

Você pode estabelecer uma regra geral - impedir que ele ingira qualquer flor, mas principalmente as citadas nesses posts.

Boa noite a todos!

Comentários

  1. Respostas
    1. Existe poucos estudos ainda sobre o efeito do capim-santo, da citronela, melhor não oferecer :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Meu coelho morreu e teve uma convulsão quando comeu uma suculenta 😞🖤🐇

      Excluir
    2. A minha Coelha também, comeu a Mãe-de-milhaes

      Excluir
  3. Olá! Tenho uma coelha com filhotes de 20 dias. Iniciou com sintomas estranhos como tremor intenso e isolamento. Anda pouco e se alimenta bem, mas está com pouco equilíbrio (cambaleando). Há dois anos atrás perdemos um coelhinho com sintomas muito parecidos. Foi perdendo os movimentos das pernas traseiras que foi progredindo até perder o controle da cabeça. O que pode ser isso? O médico veterinário não conseguiu definir o que ocorre...

    ResponderExcluir
  4. Olá boa noite, minha coelha saiu do cercado hoje é comeu um pouco das filas do copo de leite. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. Meu coelho comeu meu pezinho de babosa, será que faz mal? Fiquei preocupada 🤔

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Minha coelhinha come quebra perdra faz mal?

    ResponderExcluir
  8. Meu coelho comeu lança de São Jorge ontem, infelizmente meu bichinho morreu hoje. Essa pode ter sido a causa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu comeu quase toda a planta que tem aqui em casa e não morreu

      Excluir
  9. Minha coelhinha escapou e comeu um pede anturio ela pode morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, queria saber se sua coelhinha ficou bem, o meu acabou de comer...

      Excluir
  10. Minha coelha comeu quebra pedra,e morreu a causa da morte pode ter relação com a planta?

    ResponderExcluir
  11. Meu coelho comeu folha de calandiva, ele pode morrer?

    ResponderExcluir
  12. ai minha coelhinha comeu um pedacinho da raiz da costela de adão, será que ela vai ficar bem? tô preocupada pq ela acabou de chegar

    ResponderExcluir
  13. minha coelha comeu lírio da paz estou muito preocupada e venenosa?

    ResponderExcluir
  14. Minha coelha fugiu do cercado e comeu uma trapoeraba roxa inteira e uma folha da suculenta mãe de milhares, são venenosas? estou preocupada!

    ResponderExcluir
  15. Meu coelho comeu minhas suculentas será que vas mal ..

    ResponderExcluir
  16. minha coelha comeu um pedaço da minha planta jibóia, pode dat algum problema???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!