Pular para o conteúdo principal

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa.

Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!


1- Jornal: Não consideramos bom para uso no banheirinho, somente para o fundo da gaiola. Primeiro que a tinta do jornal é tóxica para os coelhos, então deixar que ele a roa pode ser prejudicial. É necessário trocar todos os dias para não deixar cheiro forte de urina.

Fonte: http://tudodecoelhos.blogspot.com.br/
2 - Serragem: A serragem fina cria muito pó, não devendo ser usada nem no fundo da gaiola, pois qualquer vento pode levantar poeira. Não deve ser utilizada de modo algum para coelhos!
Fonte: http://portuguese.alibaba.com/

3 - Cepilho/Maravalha/Serragem grossa: É importante saber que caso seja pega de madeireira não deve ser utilizada em banheirinho que o coelho entre em acesso, pois não se sabe a procedência dessa madeira e se passou por tratamento químico. No mercado há disponível cepilho não tratado, ideal para fundos e que não trarão problemas caso o coelho entre em contato. 
Tem um certo grau de absorção, podendo durar mais de 1 dia se for revirada.

Fonte:
http://www.chilapet.com.br/produto.php?p=4-1-23


4 - Granulado higiênico de madeira: Atualmente é o que está mais popular no mercado e o mais recomendado. Tem maior absorção que os produtos descritos acima e maior durabilidade (mais de 2 dias) sem apresentar forte odor.

Fonte: http://produto.mercadolivre.com.br

5 - Areia de gato: Não é indicada para coelhos, apesar do grau de absorção devido ao fato de vir com muita poeira. Pode ser usada como fundo de gaiola, contato que seja peneirada e que seja uma areia de boa qualidade. 
Fonte: http://portuguese.alibaba.com/






Comentários

  1. Eu uso celulose vegetal (Pipi WC da zootekna). É um pouco mais caro, mas é o único que não faz mal para os coelhinhos. Minha coelha costuma comer tudo que vê, e serragem possui inseticidas. Nunca pesquisei qual a composição dos granulados de madeira, mas é mais caro do que a celulose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu ja pesquisei celulose e mais caro o que eu pago em 1 kilo de celulose em compro 10 kilo de granulado.

      Excluir
  2. mt bom, eu uso jornal mesmo pq fica no separado. Aquela gaiola com bandeija em baixo e grade em cima.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Tenho uma mini-coelho e estou com um problema muito grave. Ela urina certinho na caixinha dele quando está por qualquer lugar na casa, urina no lugar certo na gaiola dela mas quando ela tem acesso ao quarto ela insiste em urinar em cima da cama, em lugares diversos. Já tentei colocar uma caixinha de necessidades no quarto e até em cima da cama, mesmo assim ela insiste em urinar na cama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, já tentou limpar o xixi com papel higiênico e colocar na caixinha? Se der certo ao menos uma vez dê uma recompensa extra como um pedaço de maçã, assim seu coelho pode aprender

      Excluir
  4. qual marca do granulado higienico que voce recomenda?

    ResponderExcluir
  5. Estou preocupada, meu coelho come o granulado de madeira, pode fazer mal a ele? Por medo e preocupação não coloco mais o granulado embaixo da gaiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparei que o meu ele tem comido também, não sei porque... Fiquei preocupada, se faz mal ou não.

      Excluir
    2. o meu tbm ta comendo queria saber se faz mal

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!