Pular para o conteúdo principal

Corte de Unhas de Coelhos

As unhas dos coelhos em geral tem um rápido crescimento, que se deve ao fato desses animais na natureza construírem suas próprias tocas. Quando vivem fazendo buracos, esses animais naturalmente desgastam suas unhas. Porém, como animais de estimação em geral, não vivem nessas condições necessitando do aparo das unhas. Neste post vamos ensinar vocês como realizar esse procedimento:

Quando deixamos as unhas dos coelhos crescerem elas podem se tornar perigosas para o nosso manejo, causando arranhões em nosso corpo e também para os coelhos que a unha pode quebrar e sangrar ou até mesmo encravar. 

Como fazer então:

Em primeiro lugar, se você não se sentir confortável em realizar ou até mesmo acha que pode acabar machucando seu coelho ou se machucando por falta de técnica, opte por realizar o procedimento em uma clínica veterinária, mas lembre-se: quando se trata de coelhos procure uma clínica especializada em animais selvagens e domésticos não convencionais. Em Joinville, nossa cidade indicamos a clínica Dr. Selvagem (www.drselvagem.com.br  e telefone 4738040673 - 4799580177 para contato). 

O instrumento utilizado para corte das unhas é um cortador voltado para unhas de cães, gatos e coelhos de pequeno diâmetro devido as mesmas serem finas. O melhor é o modelo demonstrado abaixo, facilmente encontrado em pet shops.
Fonte: http://casamenteiras.com.br/petsnacasa/tag/cortador-de-unha-de-gato/

O corte deve ser realizado semelhante ao que é realizado em cães, gatos e até nos seres humanos. Quando observamos a nossa unha, temos uma parte rosa que é onde passam os vasos sanguíneos e a parte clara ou branca que é o que podemos cortar. Observe a imagem a baixo:
Fonte: http://www.minicoelho.com.br/minicoelhocuritiba_faq.html


A marcação vermelha indica onde deve ser cortado. Dessa maneira, você pode cortar as unhas sem machucar o animal. É importante realizar o procedimento em local com boa iluminação. 

As unhas escuras são mais difíceis de enxergar, porém com a iluminação adequada é possível ver que onde passam os vasos é mais escuro. Caso não tenha confiança, a dica é cortar apenas a pontinha e lixar com lixa de unha utilizada por mulheres, assim é mais difícil machucar seu coelho. 

Outra dica legal é realizar pelo menos os primeiros cortes em uma clínica veterinária e pedir ao veterinário ensiná-lo a cortar. Ver sendo realizado ajuda bastante! 

É importe realizar o procedimento com um auxiliar para conter o coelho, pois sozinho é mais difícil e podem ocorrer acidentes. Cuidado para não machucar o seu coelho no corte e caso machuque, lave com sabonete anti-séptico ou aplique uma solução de iodo povidona para evitar infecções. Se o sangramento for intenso, estanque o ferimento com uma gaze e se encaminhe para uma clínica veterinária o mais rápido possível. 



Comentários

  1. Aquelas capas de proteção para unhas de gato podem ser usadas para coelhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem sim, contato que não incomodem o coelhinho sem problemas!

      Excluir
  2. Ola, o meu coelho machucou se... estava a pular para a cama e a unha ficou presa no lencol, agora a unha parece estar partida, esta torta, como se fosse sair e saiu algum sangue. o que tenho de fazer? :((((
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Pois é aconteceu a mesma coisa com o meu coelho e eu queria saber tambem !!!

    ResponderExcluir
  4. O meu coelhinho com as unhas tortas,oq devo fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!