Pular para o conteúdo principal

Alimentos Proibidos Para Coelhos


Os distúrbios gastrointestinais são a principal causa de mortes em coelhos, devendo-se principalmente de uma alimentação inadequada. Nesta lista vamos expor alimentos que os proprietários erroneamente fornecem aos coelhos e podem colocar sua vida em risco:


- Carne e derivados animais, como leite, queijo, ovos e manteiga: os coelhos são animais ESSENCIALMENTE herbívoros, não devendo conter nenhum derivado animal nas suas dietas. Só alimentam-se de leite quando filhotes, durante a amamentação.

- Alimentos ricos em carboidratos, como balas, chocolates, pipocas, pães, torradas, bolos, sorvetes, picolés, etc. Os coelhos tem seu intestino grosso totalmente especializado em fermentar vegetais e fibras longas como capins. Os alimentos ricos em açúcar, que são facilmente fermentáveis, atingem o ceco e provocam uma fermentação tão acentuada que reduz radicalmente o pH do intestino. Essa redução do pH torna o ambiente muito ácido, fazendo com que os microrganismos bons da digestão morram, e o ambiente fique propício para a multiplicação dos microrganismos patogênicos, levando ao desenvolvimento de uma doença chamada enterotoxemia patogênica.

- Frutas, em geral os coelhos adoram. Eles tem um gosto evidente por todos os tipos de açúcares e fornecer frutas é um erro muito comum. Apesar de um pequeno pedaço de maçã ou pera uma vez na semana não fazer mal, o melhor é evitar qualquer tipo de fruta. O motivo é o mesmo apresentado para alimentos ricos em açúcares,

- Vegetais pobres em fibras, como o alface, não possuem uma quantidade significativa de fibras brutas e tem um alto teor de água, podendo provocar diarreia.

Lembre-se: os coelhos evoluíram para alimentar-se principalmente de capim, por isso é importante que tenham sempre a disposição um feno fresco e de qualidade.

Dúvidas ou sugestões? contato@coelhomania.com.br 



Comentários

  1. Meu coelho comeu muito alface na sexta e no sabado. Hoje, segunda ele acordou com muita diarreia, ele ta bebendo pouquissima agua e quase não come, as fezes estao pastosas e escuras. Não sei oque fazer, vou leva-lo ao veterinario, mas tem algo que eu possa dar de inicio para ajuda-lo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!