Pular para o conteúdo principal

Cuidados Para Coelhos de Pelos Compridos



Os coelhos possuem uma camada densa de pelos, que são de espessura mais fina do que dos outros animais de estimação convencionais. Algumas raças de coelhos, como Angorá, Fuzzy Lop, Teddy Dwerg e Lionhead, tem seus pelos compridos.  Pela fina espessura, as raças de pelo comprido tem geralmente problemas associados a nós quando não devidamente manejados.

Em casos extremos, os nós chegam a lesionar a pele, abrindo porta de entrada para agentes causadores de doenças, como bactérias ou larvas de moscas, que podem ser fatais. 
Por isso é necessário ter um manejo cuidadoso do pelo do seu coelho através de passos simples indicados abaixo. 

Escovação: Escovar seu coelho é importante e deve ser realizado todos os dias. Lembre-se de escovar a parte ventral do seu coelho (na região do abdômen e pescoço). 

Escovação com pente. Fonte: Scally Wags Pet Shop.
Tosa profissional: Pode ser realizada mensalmente em locais especializados em coelhos. É importante realizar nos meses quentes (verão e primavera). 
Lembre-se! É necessário procurar um local que tenha indicação ou que se demonstre especializado na tosa de coelhos. Informe-se antes de levar seu animal. 

Tosa completa em Angorá. Fonte: JUSTCUTEANIMALS.COM

Tosa amadora: Pode ser realizada por você mesmo com auxílio de uma tesoura escolar pequena, mas com muito cuidado! Realizar principalmente ao redor dos olhos em raças os pelos cubram os olhos e na região genital. Tenha sempre alguém para ajudar a segurar o coelhinho. Nunca corte os pelos abaixo dos pés, ao não ser que tenha um nó. 
Muito cuidado na hora de conter seu animal! Os coelhos tendem a fraturar os membros e a coluna vertebral em contenções inadequadas e rigorosas.

Formação de nós: Sempre que perceber precocemente um nó, corte-o com auxílio de uma tesoura e depois escove o seu coelho. Em casos de embolamento generalizado, é necessária a tosa completa em local especializado. 

Ambiente: Coelhos com pelos compridos não devem ser mantidos exclusivamente em ambientes externos com grama e barro, a não ser que estejam devidamente tosados e diariamente inspecionados. 

Onde levar? A Coelhomania está a procura de locais que realizem o serviço de tosa em coelhos. Se você conhece um local de confiança ou é o proprietário de um banho e tosa, nos mande um contato por e-mail coelhomaniajlle@gmail.com. Anunciaremos abaixo! Se você tem alguma reclamação do local indicado deixe nos comentários ;)

PRESTADORES DE SERVIÇO DE TOSA:

- Joinville/SC: 4 Patas Estética Animal
Contato:  047 3029-5991/9604-0280
facebook.com/4patasesteticaanimal

- Balneário Camboriú/SC: Pet Shop Campos 
Contato: 047 3264-0344. Terceira avenida 1551
047 3363-9720. Avenida do estado 2460
campospetshop@gmail.com

Comentários

  1. Olá, liguei para pet shop em Balneário Camboriú e ambas pets não fazem tosa em coelhos.

    ResponderExcluir
  2. Em coelhos de pelo longo, que não fizeram nós, é necessário fazer a tosa higiênica e próximo dos olhos ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser feita sim, como forma preventiva, principalmente se os pelos estão cobrindo os olhos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!