Pular para o conteúdo principal

Má-oclusão em Coelhos



Resultado de imagem para ma oclusao coelho
Fonte: petplusnet.com.br
Uma das doenças mais populares que afeta os coelhos é o crescimento excessivo dos dentes. Além de dor, desconforto, esta pode levar a outras alterações como:  diminuição da motilidade intestinal, constipação (não defeca mais), emagrecimento e até a morte. Nem sempre é fácil de identificar o problema, o importante é saber que existe e procurar um médico veterinário o mais  rápido possível. Entenda por que a doença ocorre.



Os coelhos tem uma particularidade muito diferente dos cães e gatos, até mesmo do que nós humanos, em que a a raiz do seu dente é aberta. Esse fato possibilita que seus dentes estejam em constante crescimento, isso acontece porque sua dieta exige um desgaste constante.  Como já foi explicado diversas vezes nesse blog, a dieta deles é essencialmente capim/feno e verduras verdes escuras, esses dois alimentos fazem com que ocorra o desgaste correto dos dentes.

Principais causas:
- A alimentação inadequada é um fatores que geralmente predispõe o crescimento excessivo dos dentes, por exemplo, os coelhos que não tem acesso ao feno/capim e são alimentados apenas com ração.
- Genética. Isso mesmo, alguns coelhos tem uma predisposição natural a não realizar o desgaste de forma adequada. É importante  ressaltar que pode ser devido a cruzas de consanguinidade (pai-filha, avó-neto) ou até mesmo que o coelho seja portador - dos mini coelhos, o fuzzy lop tem maior predisposição, mas não existe regra, qualquer coelho pode ter problemas dentários.

Como identificar o problema:
- A boca do coelho é muito pequena, dificultando para seus tutores visualizarem os dentes, por isso é necessário que seja levado ao veterinário, que com um instrumento de abre-bocas consegue identificar se os dentes estão irregulares.  É necessário realizar também radiografia, para saber se esses dentes já estão invadindo a órbita ocular.

E em casa como eu posso saber?
Os principais sinais que o coelho vai demonstrar em casa são:
- Diminuição do apetite
- Emagrecimento
- Diminuição da produção de fezes
- Lagrimejamento
- Aparecimento de bola/massa na maxila ou mandíbula (esse sinal geralmente já é mais avançado, indica que pode ter formação de abcesso, o que dificulta o tratamento).

Resultado de imagem para crescimento de dente de coelho
Fonte: http://odontovet.com/

E o tratamento?
- O tratamento deve ser realizado único e exclusivamente pelo médico veterinário, que inclui a realização do desgaste dentário com motor odontológico. O procedimento é feito sob anestesia geral, existe risco, mas não tem como ser evitado.
- A gravidade varia conforme qual o tipo de dente que é acometido (incisivo ou molar) e se existe uma complicação maior (como abcessos dentários).
 - É importante ressaltar que para muitos coelhos, após o primeiro desgaste dentário, esse será um procedimento de rotina, pois uma vez irregular, é provável que volte a crescer excessivamente.

Como  prevenir?
- Conforme já descrito acima, a principal forma de prevenção, é oferecendo folhas verdes e feno, todos os dias.
Resultado de imagem para desgaste do dente coelho
Fonte: minicoelhosbaby.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!