Pular para o conteúdo principal

Dúvidas mais Frequentes Sobre Feno


Quando iniciamos nossa criação, poucas informações existiam a cerca da dieta correta para um coelho de estimação. Apesar de ser um animal amplamente disseminado por todo o mundo, os coelhos pet ainda são novos e muitas vezes faltavam produtos específicos para sua dieta, como uma ração de boa qualidade e principalmente o feno. Já é comum encontrá-lo em diversas agropecuárias/pet shops e até mesmo em clínicas veterinárias. É muito raro um coelhinho que não tenha acesso ao feno, o que ao nosso ver é uma grande evolução. Mas a dúvida de muitas pessoas é: qual a quantidade que meu coelho realmente deve comer de feno por dia? 


Bom, já mencionamos diversas vezes a importância do feno: que ele auxilia no desgaste dos dentes, diminui a formação de bolas de pelo e faz com que o intestino funcione adequadamente (ou seja, mantém a motilidade intestinal). Um coelho que não come feno cedo ou tarde sofrerá de uma série de patologias, principalmente má-oclusão dentária e estase gastrointestinal (as quais são potencialmente fatais nos nossos orelhudos). 

Pensando nisso, separamos algumas dúvidas que podem surgir quando pensamos no feno, leia abaixo: 


Resultado de imagem para COELHO COMENDO FENOAfinal, qual a quantidade ideal que um coelho deve consumir de feno diariamente? 
A resposta é simples: MUITO! Cerca de 80% da dieta deles deve ser a base de feno. Essa quantidade abundante faz com ele se mantenha saudável, defeque bem e não sofra com incidência de gases (os quais causam muita dor). 

Meu coelho não come feno, e agora?
Essa é uma das queixas que mais ouvimos por isso essas dicas abaixo vão elucidar a falta de interesse do seu coelho por esse alimento:

De berço (Do criatório):
 Uma das questões chave é saber se o seu orelhudo já tinha contato com feno desde o criatório, aqui na Coelhomania, todos os nossos filhotes são acostumados a ingerir feno. Um animal que nunca teve contato com o alimento, pode sim demonstrar menor interesse. Por isso, se você vai ainda está pensando em comprar ou adotar um coelho, é muito importante saber qual a dieta que ele vem ganhando. 

A quantidade de ração: 
Resultado de imagem para BABY BUNNY EATING COAST CROSSUm coelho, que tem ração peletizada disponível o tempo todo, com certeza não irá ingerir a quantidade ideal de fibra bruta (feno) que ele precisa. A ração é basicamente formada por carboidratos de fácil digestão, tornando-a mais saborosa muitas vezes que as verduras e o feno. Por isso, se couber ao seu coelho escolher, ele com certeza escolherá a ração. A comparação pode ser feita com uma criança humana: se ela puder escolher entre um prato de arroz com feijão ou uma barra de chocolate, qual você acha que ela escolheria? 
Por isso fique atento: a quantidade diária de ração que o seu orelhudo deve receber é a quantidade que está discriminada no pacote. Lembramos sempre que a ração é somente um complemento da dieta e que a base de tudo é o .... FENO! 

A quantidade de verduras: 
Sabemos sim que os coelhos devem ingerir uma grande quantidade de folhas verdes todos os dias - mas elas sozinhas não substituem o feno. Quando exageramos também na quantidade de verdes, estamos diminuindo a quantidade de feno que ele deveria ingerir...Esse ponto é semelhante a quantidade de ração, se você oferecer demasiadamente algo mais apetitoso, seu coelho deixará o feno de lado. A dica é: oferecer as folhas verdes duas vezes ao dia - pela manhã e início da noite, assim ele terá que comer feno pelo resto do dia. A quantidade ideal é em torno de 10% da dieta do seu coelho em verdes. 

Hábito do Tutor:
Muitas vezes o principal problema está no hábito (já viciado) do tutor em justificar que o seu orelhudo não come feno, sendo assim, ele para de oferecer! Esse é o erro mais grave: mesmo que o seu coelho não esteja comendo a quantidade que deveria de feno, ele deve sempre, sempre e SEMPRE ter o alimento a disposição - durante o tempo todo. Nós sabemos todos os problemas e transtornos que são manter feno dentro de casa: principalmente em relação a sujeira, mas infelizmente não tem como fazer de outra forma - precisa oferecer - e não adianta ser somente o peletizado! Se você já parou de oferecer feno por esse motivo, a nossa dica é voltar agora mesmo e insistir...ler os dois pontos acima e mudar o seu manejo, antes que seja tarde. 

Outras causas:
Alguns coelhos com problemas dentários não conseguem mais cortar o feno e ingeri-lo, por isso acabam tendo uma dieta pobre em fibra bruta. Nesses casos deve ser oferecido uma quantidade maior de verduras e o mais importante é consultar com médico veterinário especialista - pois alterações dentárias são muito graves e podem evoluir ao óbito do seu orelhudo. 

Por isso pessoal: feno todos os dias disponível, com água fresca. Caso seu coelho não coma o feno, você ainda pode tentar oferecer o capim fresco - que realiza a mesma função do feno comercial. Só deve-se ter cuidado com a procedência do mesmo (estar livre de venenos e ectoparasitas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!