Pular para o conteúdo principal

Respiração dos coelhos

Olá Queridos Leitores,

Espero que todos tenham aproveitado bem a virada do ano! A Coelhomania deseja a todos um ano cheio de realizações, amor e paz. Estamos na passando a semana na praia, com nosso pequeno Luke (mini lionhead) enquanto a vó Lú toma conta com muito carinho dos outros pequenos.



O assunto que vamos tratar hoje é sobre a respiração dos coelhos, não se vocês sabem, mas esses pequenos tem uma respiração muito delicada e podem ficar bem com o olfato prejudicado!
Focinho da nossa Juba linda!

O importante é sempre deixar seu pequeno livre de ambientes com pó, isso é bem sério! Excesso de poeira pode levar a rinite.

Não sei se você já reparou, mas os pequenos tem o hábito de cheirar para conhecer o território e logo terão acesso ao pó!

Além de ambientes sujos, outra doença que pode acometer os pequenos é a Coriza, que é causada por uma bactéria Pasteurella multocida provocando rinites, chegando a acometer todo o trato respiratório e podendo chegar ao olho! Perigosa e contagiosa - um coelho pode passar para outro! Por isso, evite sempre comprar animais que estejam espirrando.

A coriza pode chegar a acometer os olhos causando conjuntivite! Se o seu animal apresentar algum sinal clínico procure o médico veterinário IMEDIATAMENTE!

Os sinais clínicos são espirros, ronco pulmonar, conjuntivite, excesso de muco nas narinas.

O tratamento pode ser feito com enrofloxacina ou sulfa com trimetropim - mas não trate seu animal em casa, procure SEMPRE o médico veterinário.

Comentários

  1. Como é que os coelhos albinos respiram. Eles respiram rápido ou devagar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os coelhos sempre respiram rápido, mas a respiração é mais acentuada em situações de estresse, calor, medo.

      Excluir
  2. Me ajude meu coelho esta saindo uma água amarela pelo nariz dele o que faço? E o que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moça tudo bem ? Então eu u acho que pode ser coriza, busque uma médico veterinário

      Excluir
  3. Meu coelho respira um pouco rapido é normal? to com pouco de medo

    ResponderExcluir
  4. Meu coelho respira rapido demas quando eu fico com ele isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode estar pegando ele de uma forma errada e causando estresse, por isso poderia estar respirando muito rápido

      Excluir
  5. Meu coelhinho está respirando rápido na gaiola o que faço?

    ResponderExcluir
  6. Meu coelho esta com respiração curta, fazendo barulho para respirar, como se o ar passasse mais apertado....as vezes parece que chora junto ...e parece espirrar....ja tem 3 dias....nao deixa de comer, orelhas tempera ambiente, nariz e olhos não notei nada diferente....so ta mais quieto , reservado...estou preocupada .

    ResponderExcluir
  7. oi meu coelho faz barulho ao respirar, é normal??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!