Pular para o conteúdo principal

Descanso para patas: sua importância

Sempre que um coelho for criado dentro da gaiola, mesmo respeitando suas necessidades e os soltando por pelo menos 2 horas por dia, é necessário que seja utilizado o descanso para as patas, como ilustrado na foto abaixo.


O descanso de patas é utilizado principalmente para evitar calos devido a grade da gaiola. Na sua ausência, geralmente se formam calos comprometendo o desenvolvimento do seu coelho e sua qualidade de vida, podendo formar inclusive abcessos.

Por isso é indispensável o uso do descanso de patas, que pode ser feito de madeira ou qualquer outra superfície que não cause danos ao seu coelhinho.

Não use: jornal ou tampas de plástico - o coelho com certeza irá roer e os mesmos são tóxicos comprometendo sua saúde.

É comum haver bolinhas de fezes e urina de vez em quando em cima do descanso, porém mesmo assim deve continuar sendo usada e limpa com mais frequência. Geralmente, os coelhos escolhem um canto para fazerem suas necessidades e geralmente não é em cima do seu descanso.

O descanso deve ser do tamanho compatível com seu companheiro, ele deve conseguir ficar com as 4 patas apoiadas em cima.

Alternativa temporária e barata é utilizar um pedaço de papelão, porém devido ao hábito de roer sua validade é de 2 a 5 dias. O descanso pode ser facilmente encontrado na internet através de sites especializados como Coelhandia e Pets Mimados. Mas pode ser até mais simples, como um pedaço de madeira (lembrando que a mesma deve ser não tratada).

Com pequenos detalhes como esse você pode garantir que seu melhor amigo tenha uma ótima qualidade de vida. 


Comentários

  1. Olá!! Como eu limpo o descanso de patas de madeira? Ele faz xixi e fica manchado.. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!