Pular para o conteúdo principal

Adubo orgânico com esterco de coelho


Fonte: www.rgbstock.com
Você sabia que na natureza, os excrementos dos coelhos selvagens são espalhados pelo chão, auxiliando na fertilização da pastagem que consomem? Além de simpáticos animais de companhia, as fezes do seu coelho podem ser utilizar para fertilizar o seu jardim, sendo colocado como abudo para flores e verduras. E a melhor parte: é orgânico.


É comprovado que o abudo a partir das fezes do coelho tem qualidade superior ao feito dos excrementos de outros animais, pois são ricos em nitrogênio, potássio e fósforo; apresentando ainda em menor quantidade minerais como cálcio, sódio, magnésio e enxofre.

E para quem tem jardim ou horta, que tal ao invés de jogar o conteúdo da bandeja no lixo utilizá-lo como fertilizante no jardim? 

Como fazer então? 

Método tradicional com compostagem: Em seu jardim, escolha um espaço preferencialmente com sombra, de 2 m quadrados e construa uma caixa de madeira, apenas para que possa concentrar o esterco. O fundo deve ser de terra, para evitar o excesso de umidade que uma caixa fechada pode trazer.

Com a estrutura montada,  agora é só você colocar o conteúdo da bandeja do seu coelho, incluindo restos de feno. Para quem utiliza jornal ou outro papel no fundo da bandeja, o mesmo não deve ser colocado na compostagem, já a maravalha pode ser utilizada sem problemas. Vá acumulando o monte e em poucos meses você já poderá utilizar como abudo.
Adubo de esterco de coelho com compostagem.
 Fonte: http://www.therabbithouse.com/
Método sem compostagem: Para quem não pode ter uma composteira, as fezes podem ser colocadas diretamente no jardim. Mas é importante que sejam bem misturadas com a terra, para auxiliar na  sua decomposição e melhor fertilização. Para quem usa jornal como fundo de bandeja, o mesmo não deve ser adicionado ao jardim, apenas as fezes.  

Dica: Você pode aproveitar sua composteira e adicionar casca de frutas, verduras e outros alimentos orgânicos.

Fontes que auxiliaram na confecção dessa postagem:
1 - http://www.therabbithouse.com/
2 - http://coelhariograngeiro.blogspot.com.br/
3 - http://www.coelhoreal.com.br/


Comentários

  1. No método sem compostagem, as fezes são misturadas frescas? Precisa amassar ou algo assim? Pode ser usado em ervas, como cebolinha, salsa etc.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, utiliza da maneira como está mesmo, mas se quiser amassar não terá problemas.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Colocando as feses diretamente na terra de hortaliças, não há risco de contaminação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouca ou nenhuma, o principal agente que os coelhos podem ter é coccidiose, que ao pegar sol, já é inativado.

      Excluir
  4. Pode ser feito em uma lata de lixo de plástico preta com tampa?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber o tempo de degradação das fezes e urina misturados a serragem numa esterqueira ou composteira?!

    ResponderExcluir
  6. mas a colocação sem compostagem não corre o risco de queimar as plantas por conter alta porcentagem de enxofre que se dispersa na compostagem???

    ResponderExcluir
  7. aqui eu tenho um buraco no chao de 2 metros por 1, conde coloco o esterco e a compostagem da cozinha. e cubro com terra da horta com baixa qualidade e deixo 1 mes, depois tiro essa terra e coloco na horta e substituo por outra terra da horta com mais esterco e mais compostagem.

    ResponderExcluir
  8. Colhi as fezes e deixei secar, triturei e misturei com borra seca de café e cascas secas de ovos. Posso colocar 1 x mes em todas as plantas? Hortas e Jardim?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!