Pular para o conteúdo principal

Protegendo seu coelho do calor


O verão veio para ficar! Pelo menos é o que observamos na nossa região do norte de Santa Catarina. E durante a estação os cuidados com os coelhos devem ser redobrados, pois o calor pode vir a ser fatal para esses animais! Nesse post vamos dar dicas de como proteger seu companheiro do terrível calor.


Os coelhos são particularmente muito sensíveis ao calor, muito mais do que cães e gatos. A temperatura ideal para eles é entre 18 a 28 ºC. Em temperaturas muito elevadas associadas com úmidade elevada do ar os mecanismos de termorregulação (responsáveis por resfriar seu corpo) falham e todo o organismo do coelho entra em colapso, levando a uma doença grave chamada estresse pelo calor. 

Quando está iniciando os sinais da doença, o animal fica muito ofegante, com os pelos ao redor dos lábios e focinho molhado, ficam hipertérmicos (com febre) e prostrados. Se não levados com urgência ao médico veterinário podem morrer!

Por se tratar de um assunto tão sério, abaixo algumas dicas de como ajudar seu animal a se manter em dias quentes. 

1 - Não force seu coelho a tomar sol! Em nenhum período do dia, deixa que ele vá sozinho, sempre com opção de sombra e água fresca.

2 - Leve ou deixe seu coelho passear nos horários mais frescos do dia. No período da manhã ou a noite são bons horários. Mesmo que seu coelho tenha sombra, em horários muito quentes ele vai correr e se agitar, podendo levar a um quadro de estresse pelo calor.

3 - Escolha o local que você considera mais fresco na casa para você e coloque seu coelho. 

4 - Troque a água com a maior frequência possível. Água fresca é sempre importante para auxiliar no resfriamento do corpo. Muitas vezes em dias quentes, a água dentro dos bebedouros encontra-se quente.

5 - Aloje seu coelho em ambientes climatizados. O uso de ventilador no local ou até de ar-condicionado pode ajudar a suportar o calor. Mas lembre-se de ter bom senso! Muito vento e muito frio também pode levar a doença. Quando usar o ar-condicionado coloque junto no ambiente uma bacia com água, para evitar que o ambiente fique muito seco.

6 - Utilize garrafa pet congelada. Isso mesmo, congele uma garrafa pet e coloque na gaiola ou cercado do seu coelho. Se ele sentir vontade, poderá se encostar para resfriar.

7 - Leve para a tosa o seu peludo! Raças muito peludas como fuzzy lop ou lionhead podem ser tosadas para ajudar a aliviar o calor. Mas lembre-se de fazer isso em um local seguro e com experiência.

8 - Não molhe seu animal! Evite também banhos desnecessários. Quando você dá banho no coelho, é necessário secá-lo com secador, o que pode estressar seu animal e acabar fazendo com que ele sinta mais calor do que antes do banho.

Conhece outras dicas? Envie para nós através do e-mail coelhomaniajlle@gmail.com e estaremos divulgando! ;)

Comentários

  1. Colocar toalha molhada em cima da gaiola ou cercado é muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tenho um coelho lionhead,que vive solto no quintal, não temos gaiola. Por conselho da veterinária coloquei uma placa de granito num canto. E ele ama! Está sempre deitado por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito legal! Eles adoram um geladinho!!!Mande foto que nós publicamos a sua ideia no face :)

      Excluir
  3. Quando está muito calor eu coloco uma toalha umidecida em cima da "casa" dele. Como ele gosta de deitar em cima de um paninho eu coloco alguns cubinhos de gelo embaixo e algumas pedrinhas de gelo no bebedouro dele também, pra água ficar mais geladinha.

    ResponderExcluir
  4. Quando está muito calor eu coloco uma toalha umidecida em cima da "casa" dele. Como ele gosta de deitar em cima de um paninho eu coloco alguns cubinhos de gelo embaixo e algumas pedrinhas de gelo no bebedouro dele também, pra água ficar mais geladinha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!