Pular para o conteúdo principal

Caixa Sanitária (Litterbox) Para Coelhos

O banheirinho ou "litterbox" é uma caixinha que serve para seu animal urinar dentro, assim como utilizam os gatos.  Uma das dúvidas antes de ter um coelho é em relação ao odor da urina e se eles vão urinar pela casa inteira. Bom, para tranquilizar o proprietário podemos dizer que seu coelho tem plena capacidade de aprender a utilizar uma "caixinha de areia". Mas fique ligado! Jamais utilize areia de gato para seu coelho aprender a urinar em cima, a areia produz pó e pó quando se trata de coelhos NEM PENSAR!


O que fazer então?
Utilize uma caixa - essa caixa pode ser a mesma que são usadas para os gatos. No fundo comece colocando um feno de baixa qualidade, coloque dentro algumas bolinhas de fezes e o limite a um pequeno espaço. Vá aumentado gradativamente  esse espaço sempre com a presença do banheiro. Você pode utilizá-lo sempre com esse feno de baixa qualidade ou pode substituir o feno por cepilho não tratado de pinus, o mesmo que se vende para hamster em pet shop. O cepilho absorve melhor que o feno porém pode causar uma maior sujeira no ambiente!

Não utilize em hipótese alguma jornal dentro da caixinha, pois ele pode roer e a tinta do jornal é muito tóxica. Você só pode utilizar se for uma caixinha em que ele não entre em contato direto com o material, apresentado nas imagens abaixo.

Outra forma para seu amigo urinar em apenas um local é dentro da gaiola. Forre a bandeja da mesma com cepilho ou jornal (só coloque dentro da gaiola a caixinha se você tiver espaço de sobra, se não deixe que ele urine na própria gaiola). É fácil e evita que ele consuma o que tiver dentro da caixinha! Quando quiser soltá-lo transfira a gaiola para o local em que for soltar e deixe que ele saia sozinho e saiba que se banheirinho está por perto. Por isso na hora de adquirir uma gaiola tenha preferência por gaiolas leves e fáceis de serem remanejadas.

Mas como ele aprende?
O simples fato dele estar em contato com a caixinha vai aprender a urinar dentro dela. Faça como foi falado, deixe sempre o banheirinho ou a gaiola próxima e vá limitando seu espaço até que ele aprende onde fica a gaiola!
Modelo utilizando feno no fundo. É o ideal pelo menos
no começo do treino do banheirinho, depois pode ser
substituído por modelo em que ele não consiga roer o feno

Modelo em que o animal não entra em contato direto
com o conteúdo do banheirinho

Modelo onde o animal também não entra em contato
com as fezes, semelhante ao anterior, porém
não utiliza grades 


Modelo onde a própria gaiola serve de banheirinho com
bandeja embaixo e cepilho para absorver a urina 


Comentários

  1. Boa tarde.

    Nossa, nos pet shops eu já desisti e já procurei na internet e não consigo achar essas bandejas higiênicas com grade para meu mini coelho, você conhece algum site que vende aqui no Brasil??
    Estou há dias procurando e nada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode procurar na coelhandia ou usar mesmo uma para gato. Não tem problema se ele entrar em contato com bandeja, contando que essa seja limpa diariamente!

      Excluir
  2. Olá , comprei um filhote de mini coelho, fiz um banheirinho pra ele e coloquei serragem, ela é maravalha de pinus 100% natural, seco em estufa,gostaria de saber se faz mal para o bixinho?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!