Pular para o conteúdo principal

Adotei um coelho, e agora?

Bebê mini lop com 28 dias
Adotou ou comprou um coelho no impulso? Se acalme! Nós vamos esclarecer os passos inicias para você saber como cuidar do seu novo companheiro. 

PASSO 1: Qual a idade do meu coelho?  Coelhos muito pequenos, com peso menor que 300 gramas geralmente são muito novos e não estão prontos ainda para ir a uma nova casa.
 Um coelho filhote, com 35 a 45 dias (idade que ele já pode ir a um novo lar) pesam em média de 300 a 500 gramas variando com a raça. 
Muitas pessoas vendem coelhos muito novos de má fé, não adquira filhotes assim! Eles provavelmente não estarão preparados e tendem a adoecer e morrer. 

PASSO 2: Qual o sexo do meu coelho? A identificação de coelhos muito novos deve ser feita por um especialista, de preferencia o criador ou um médico veterinários. Coelhos adultos machos possuem o testículo evidente ( a descida testicular ocorre com 3 meses de idade). Cuidado com adoção irmãos, machos e fêmeas juntos quando não castrados terão uma infinidade de herdeiros e dois machos juntos tendem a brigar tão sério que podem se machucar.

PASSO 3: Adapte o seu ambiente! Escolha uma gaiola ou um cercado, tanto faz! Cuidado em deixá-lo solto em casa sem supervisão. Lembre-se de retirar do ambiente dele fios elétricos, plantas tóxicas e outros objetos que você não tenha o interesse de serem roídos. Procure deixá-lo a vontade no seu novo lar antes você grudar nele. Deixe-o quieto e permita que ele conheça o ambiente.
Procure providenciar um ambiente muito tranquilo e calmo – pelo menos nos primeiros dias. Quando digo calmo e tranquilo me refiro a ausência de muitos barulhos e predadores.
Se você adotou ou comprou um coelho com 6 meses ou mais,  é normal que fiquem estressados com mudança de ambiente, podendo ficar com a respiração ofegante. 

PASSO 4: O que ele come? De uma maneira bem básica podemos dizer que você precisa providenciar ração específica para coelhos de estimação, feno de boa qualidade ou capim (este é o alimento mais importante da dieta dele), verduras (couve, almeirão, rúcula, agrião, chicória, salsinha, cebolinha). Sempre consulte o veterinário antes de fornecer para ele outras verduras. 
Cenoura e frutas (maçã, pera e morango) no máximo uma vez na semana uma quantidade muito pequena (somente pedaços, não a fruta inteira).  
O que ele não come? Chocolate, pão, qualquer produto industrializado, ALFACE, qualquer produto de origem animal. 

PASSO 5: Encontre o seu médico veterinário de confiança e marque uma consulta! 
A partir do terceiro dia dele no seu lar, encontre um médico veterinário que seja da sua confiança e o leve para uma consulta (mesmo que seu animal esteja aparentemente saudável). É bom para o médico veterinário conhecê-lo e acompanhá-lo durante seu desenvolvimento, assim tornando mais fácil um possível diagnóstico futuro. E aproveite também nessa consulta para retirar todas as dúvidas sobre alimentação, comportamento e medicamentos. O ideal é que seja feita uma consulta semestral com o seu coelho, mediante a indicação do veterinário – pois algumas doenças passam despercebidas para nós, mas se forem diagnosticadas precocemente podem ser resolvidas sem grandes problemas.


Lembre-se que a partir desse momento você é responsável pela vida de seu pequeno, que deverá  viver saudável por até 12 anos de idade. 

Missy. Lionhead com 2 anos de idade




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!