Pular para o conteúdo principal

Castração de Mini Coelhos

Fonte: www.exoticpetvet.com
A castração é um procedimento que deve ser realizado em todo coelho que não tenha interesse em reproduzir. Além de prevenir importantes doenças como adenocarcinoma uterino em fêmeas, diminui as chances do  macho desenvolver comportamentos de demarcação de território através da urina, proporciona uma vida tranquila e possibilita dois coelhos de sexos diferentes conviverem sem ter que arcar com uma grande quantidade de descendentes. 

O que é castração?
A castração é a remoção do órgão reprodutor responsável pela maior parte da produção dos hormônios sexuais, produção de espermatozóides e gestação. Nos machos são removidos os testículos, e nas fêmeas o útero e ovários.  

Por que eu deveria realizar esses procedimentos?
Muitos proprietários queixam-se de comportamentos agressivos, demarcação de território, problemas com procriação excessiva quando se tem um casal e brigas entre seus coelhos. Nas fêmeas ainda pode ocorrer gravidez psicológica e problemas de saúde como adenocarcinoma uterino.
As brigas entre animais que são criados em um mesmo espaço pequeno ocorrem principalmente devido aos hormônios sexuais na disputa de território.

Quais os riscos?
Todo procedimento cirúrgico envolve riscos, devido a anestesia  e ao risco de hemorragias. Porém, as técnicas atuais garantem uma grande margem de seguração para a realização do procedimento. Que sempre deve ser realizado por um médico veterinário especializado em coelhos.

Nos machos, o procedimento  é muito rápido e pouco invasivo, geralmente ficando 1 a 3 dias internados para medicação e observação. As fêmeas a cirurgia é um pouco mais complexa devido a abertura da cavidade abdominal, ficando de 3 a 5 dias internadas.

"Tenho pena do meu coelhinho, não quero realizar!"
Não precisa se preocupar, a técnica cirúrgica é bem descrita e rotineira para os médicos veterinários. O resultado normalmente é recompensador tanto para você quanto para o seu coelho que viverá mais relaxado, aumentando sua expectativa de vida. Em relação a dores, o animal é devidamente anestesiado durante o procedimento e no pós-operatório recebe  tratamento com analgésicos e atenção redobrada. 

Qual a idade para se realizar?
O ideal é realizar o procedimento a partir de 4 a 6 meses em ambos os sexos. Nesse período o animal é bastante saudável e geralmente preveni um comportamento indesejado e o aparecimento de doenças relacionadas a esses órgãos. 

 Pré-Operatório
Antes da cirurgia você precisar conversar com o seu médico veterinário sobre o procedimento, sobre o estado geral de seu coelho e fazer um check-up. Nessa fase pode ser importante realizar alguns exames pré-cirúrgicos, como exame de sangue, ultrassom, entre outros. 

 Pós-Operatório
Deixe seu mini coelho repousar, não faça atividade física nos primeiros dias e procure deixar o ambiente limpo contra microrganismos que podem infeccionar os pontos da cirurgia.  
Você pode colocar um colar Elizabetano pelo menos nos primeiros dias para evitar que ele desfaça os pontos ou mesmo contamine a região.


Foto: Colar Elizabetano em coelho após cirurgia de castração.
Fonte da imagem: http://www.bekindtopets.com









A opinião da Coelhomania
Nós somos a favor da castração, não só de coelhos, mas de todos os animais, que não terão fins reprodutivos. Sabemos que muitas pessoas têm medo ou acham que estarão fazendo mal ao seu animalzinho! Porém, isso não é verdade, através desse procedimento o seu animal será mais tranqüilo, não será triste...muito pelo contrário, ele terá vontade de brincar normalmente e será muito mais carinhoso, além disso é um cuidado para saúde do seu animal.

O que nós aconselhamos antes de você optar pela castração:
- Realize o procedimento com um médico veterinário de confiança
- O barato saí caro! Procure locais que tenham a melhor estrutura e equipamentos para a realização da cirurgia. Entenda que esse é um procedimento de risco, por isso seu coelho  deve receber o melhor. 
- Converse com outros proprietários de coelhos que já realizaram o procedimento. 
- Mande um e-mail para nós com todas as suas dúvidas ou converse conosco no facebook, vamos adorar poder lhe ajudar sendo nosso cliente ou não.

 Gostou? Quer o texto para você ou reproduzir no seu blog/site? Mande um e-mail para contato@coelhomania.com.br

Comentários

  1. boa noite fiz uma cirurgia no meu coelho e nao vi pontos
    o veterinario disse que ele fez ponto interno
    pode ser isso mesmo
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim! Existem vários tipos de suturas e uma delas se chama intradérmica (fica por dentro da pele) e tem a vantagem de impossibilitar o coelho de arrancar os pontos mordendo ;)

      Excluir
  2. Tenho um coelho de 5 anos e há cerca de 45 dias ele foi castrado. Logo após a castração estava tudo ótimo, mas qdo ele começou a trocar de pelo voltou a ficar agressivo e a urinar por tudo. Isso é normal? Será que vai passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após a castração ainda tem uma quantidade grande de testosterona circulante no organismo, a tendencia é com o tempo ele ir diminuindo esse comportamento.
      No entanto, devido a idade que foi castrado pode ser que seu comportamento não melhore 100% pois está "viciado". O ideal é castração precoce, com cerca de 5 meses de idade. Mas quem sabe com um carinho e passeios essa energia não mude? ;)

      Excluir
  3. Olá, tenho três coelhinhos machos, um com 4 anos, um com 14 meses e um com 8 meses e não posso deixá-los juntos pois começam a brigar, machucando uns aos outros. Gostaria de saber se, castrando-os, eles poderão conviver pacificamente no mesmo ambiente. (Obs: o coelho de 4 anos é totalmente pacífico e não ataca ninguém)
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, dificilmente eles vão conviver juntos mesmo após castrados. O ideal seria você ter um grupo com um macho e uma ou duas fêmeas também castradas, mas acredito que vale a pena você tentar. Comece castrando os dois mais novos, que estão no momento da puberdade e em seguida castre o seu coelho mais velho.

      Excluir
  4. Ganhei um coelho(macho) vou cria-los sozinho é necessário castrar? Qual o beneficio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vai diminuir o "apetite" sexual dele. Ás vezes eles utilizam objetos e outros animais, além disso é provável que ele diminua a demarcação de território e chances de ter períodos de agressividade.

      Excluir
  5. A castração não evita só a procriação, mas doenças como tumor nos testículos e também diminui a agressividade.

    ResponderExcluir
  6. Olá, quero castrar meu coelho de 10 meses pra deixar com duas coelhas de 3 meses, após a castração será que ele não vai ficar mais tentando cruzar ? Porque ele fica de boa com elas, mas quer ficar" tentando "

    ResponderExcluir
  7. Olá, quero castrar meu coelho de 10 meses pra deixar com duas coelhas de 3 meses, após a castração será que ele não vai ficar mais tentando cruzar ? Porque ele fica de boa com elas, mas quer ficar" tentando "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem provável que ele diminua esse comportamento, e se possível castre as fêmeas também!

      Excluir
  8. Meu mini coelho é o Teddy era super dócil.... entrou no cio pela primeira vez e está muito agressivo até m mordeu 2 vezes ele está até avançando. ... a castração vai acabar com esse agressividade.? Ele está com 4 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Ameniza bastante.. quanto antes vc fizer, melhor o resultado

      Excluir
    2. Olá!! Ameniza bastante.. quanto antes vc fizer, melhor o resultado

      Excluir
    3. Verdade, assim como disse a Paula, mas não é 100%.

      Excluir
  9. Ola, castrei meu coelho faz uma semana, mas ele continua agressivo e fazendo xixi nas paredes. Isso é normal? Quanto tempo leva para ele parar com estes hábitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ás vezes demora um pouco porque ele ainda tem níveis circulantes de testosterona. Porém, em algumas animais o hábito se mantém

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ola castrei meu coelho...gostaria de saber quanto tempo depois da castração posso colocar ele com a femea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se já era adulto, 1 mês para não ter mais espermatozóides circulantes :)

      Excluir
  12. Olá, meu coelho foi castrado ontem e quando trouxe pra casa ele não quiz vomer e nem beber e fica o dia inteiro embaixo da cama isso é normal?

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu coelho foi castrado ontem e quando trouxe pra casa ele não quiz vomer e nem beber e fica o dia inteiro embaixo da cama isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é normal pois alguns animais sentem um pouco de dor e já param de comer, mas pode fazer muito mal a ele não se alimentar, por isso ofereça verduras bem gostosas que ele adore, caso mesmo assim não coma, entre em contato com o vet que fez o procedimento, ele deverá ficar sob observação!

      Excluir
  14. Olá! Tenho uma coelha fêmea de 3 anos e pretendo comprar um macho para companhia. Optei por castrar apenas o macho. Acha que vai dar certo?

    ResponderExcluir
  15. O meu coelho foi castrado à uns dias mas logo após a cirurgia (já em casa com ele para o colocar na casinha) vi que não lhe foi removido os testículos portanto não sei que tipo de castração foi realizada pois ele tem os testículos e estão muito vermelhos e muito inchados. É normal?

    ResponderExcluir
  16. Olá, castrei meu coelho macho quando ele já tinha 1 ano, para melhorar o comportamento dele (tinha se tornado extremamente agressivo, desconfiado, marcava territorio e tentava cruzar com minhas cadelas). Apos a castração ele melhorou praticamente 95%, só continua sendo um pouco arisco. Essa semana, depois de um ano e meio já castrado, percebi que sempre que ele está com minhas cadelas, está marcando o território de novo! Alguém tem uma dica sobre o que devo fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!