Pular para o conteúdo principal

Diarreia em coelhos - Fique ligado!

A diarreia é um sinal clínico comum nos coelhos tanto nos mini como os comuns, porém não é NORMAL e pode levar a morte do seu amiguinho.


Existem várias causas que podem levar  a diarreia como:
  •  Infecções intestinais por bactérias, fungos e vírus 
  •  Endoparasitas 
  • Excesso de amido na dieta 
  • Verdes com excesso de água 
  • Filhotes desmamados muito cedo
  • Intolerância alimentar 
  • Calor intenso 
Além de outras tantas, por isso em caso de diarreia frequente procure SEMPRE o médico veterinário para lhe orientar.
fonte: Raising Rabbits

Sintomas frequentes

O ventre do animal pode estar inchado e enrijecido, podendo apresentar perda de apetite e desconforto. Ao redor do ânus encontra-se uma sujeira devido a diarreia como na foto ao lado.

Diarreias

Existem  dois tipos de diarreia que apresentam os coelhos sendo estas: aquosa e pastosa. A aquosa sai em forma de líquido, sendo bastante grave quando ocorre principalmente em filhotes. A diarreia pastosa é um pouco mais branda e indica que o seu amigo ainda está tendo uma relativa absorção de água.

Quando devo me preocupar? 

Você sempre deve se preocupar se o seu mini coelho está apresentando diarreia, é grave e pode levar a morte - principalmente filhotes com diarreia líquida.
Os filhotes são muito sensíveis a mudanças de alimentação, desmame e ainda não tem imunidade para lidar com a maioria das doenças. Por isso, deve-se ter um cuidado especial com eles pois são sensíveis e a diarreia pode vir a matá-los.

O que devo fazer? 

Em primeiro lugar corra para o médico veterinário, só ele poderá diagnosticar qual a origem do sinal clínico e deixe água de qualidade a vontade ao seu amigo, pois a mesma causa desidratação.

Como posso prevenir a diarreia? 

As causas que podem levar a diarreia são muitas, então você deve ter alguns cuidados para evitar e tratar esse problema:

  • Procure deixar o ambiente limpo! Lave sempre o pote de ração e água, de preferencia ofereça água em niple, deixando a mesma em temperatura máxima de 21ºC, preferencialmente 18ºC. 
  • Ofereça feno de qualidade - as fibras ajudam a formação de fezes e no tratamento da diarreia. 
  • Ofereça uma ração balanceada - procure não deixar a vontade se possível, oferecendo em partes do dia para evitar a alimentação em excesso que pode levar a problemas intestinais. 
  • Evite alimentados demasiadamente aguados, ofereça folhas verdes após secarem 1 dia. 
  • Não compre filhotes novos demais - os mesmos normalmente ainda não tem o trato gastrointestinal preparado para desmamar e a mudança na alimentação pode levar a morte de seu amigo recém-chegado. 
  • Caso for trocar a ração, a mesma deve ser feita aos poucos, pois ligeiramente pode causar diarreia não só nos coelhos, mas em todos os animais.
  • Controle a quantidade de alimentos ricos em amidos que são fornecidos aos seus amigos, principalmente cenouras.
A Equipe da Coelhomania faz um apelo aos seus leitores e clientes para não comprarem filhotes sensíveis e muito jovens - que são normalmente os principais acometidos pela diarreia! Em caso de doença, não perca tempo tentando achar uma solução caseira apenas o MÉDICO VETERINÁRIO pode garantir qual o motivo do sinal clínico e o que fazer. 

 Gostou? Quer o texto para você ou reproduzir no seu blog/site? Mande um e-mail para coelhomaniajlle@gmail.com


Comentários

  1. e para evitar a diarreia, o que devo dar para o meu coelho comer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feno à vontade, não exagerar na ração. Folha de bananeira, rúcula e outras verduras são bons complementos. Não dê nunca alface!

      Excluir
    2. Meu coelho e o mini e tem apenas 40:dias de vida come o dia todo e agora está começando cm uma diarreia porque será ?

      Excluir
  2. Meu coelho está com diarréia já faz um tempinho
    Levei ele no veterinário e ele disse para pingar 8 gotas de buscopan na água do coelho
    Ele ficou bom por 1 dia mais depois a diarréia dele voltou :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é provável que tenha algo de errado com a alimentação dele ou que seja um ´problema parasitário, somente o buscopan não vai resolver.

      Excluir
    2. Minha coelha vai fazer 2 meses deixei ela dentro de uma gaiola com revista para poder tirar a sujeira até eu comprar uma adequada eu chego muito tarde dá escola mais tem minha tia para cuidar hoje quando cheguei que soltei ela e ficou eu um lugar o dia todo eu pensei que era normal mais depois que vi que ela tava com diarréia e minha tia falou que ela tinha comido muitas revistas o intestino dela soltou e nan para de sair coco mole eu não sei oque eu faço ela nan tá comendo cenourinha couve ração e estou com medo de perder lá tenho só 12 anos já perdi muitas coisas na minha vida e não quero perder dinovo

      Excluir
  3. o meu coelho tb ta com diarreia so que ele enves de perde o apetiti como vcs faala ele ta comendo alem da conta parece q nao enche mas ele pq eu colocava 3 vezes por dia agora q ele ta cm diarreia ta comendo 10 vezes ao dia sera q isso tem algum poblema

    ResponderExcluir
  4. Com certeza tem algo errado, Juliana, confira se não são cecotrofos ao invés de diarreia e marque uma consulta em uma clínica especializada o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  5. Ola . O meu coelho comecou hj . Nao sei se e diarreia pq nunca tive coelho . Maos ele fez coco e ficou entupido depois eu limpei ele deu 20 min ele fez umas 20 bolinhas numa vez so. Meu coelho ta caido mole . Ele toma agua mais so se der na boca dele .o q pode ser o q devo fazer . Sei q tem levar no veterinario mais agora ta fechado. O q posso fazer ate amanha

    ResponderExcluir
  6. Ola . O meu coelho comecou hj . Nao sei se e diarreia pq nunca tive coelho . Maos ele fez coco e ficou entupido depois eu limpei ele deu 20 min ele fez umas 20 bolinhas numa vez so. Meu coelho ta caido mole . Ele toma agua mais so se der na boca dele .o q pode ser o q devo fazer . Sei q tem levar no veterinario mais agora ta fechado. O q posso fazer ate amanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabel, não tem nada que possa ser feito em casa. Ele precisa de terapia intensiva com urgência e avaliação clínica!

      Excluir
  7. Meu coelho está com diarreia mais não liquida, ele toma bastante água e come normalmente, e continua com diarreia o que eu faço, é meu primeiro coelho e estou assustada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilda, envie uma foto dessa diarreia para o meu email... coelhomaniajlle@gmail.com, você deve encaminhar o seu coelho o mais rápido possível ao médico veterinário! Não tem tratamento caseiro se ele realmente estiver com diarreia.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, sempre quando cria minha coelha depois de 10 dia de vida dos filhotes começa diária, porque será? a outra coelha que eu tinha antes nunca tive este problema, tem alguma relação por parentesco pois ela é filha do macho ? entrei com terramicina na água, isto ajuda? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sua coelha está contaminada com coccidiose, o diagnóstico definitivo deve ser por exame coproparasitológico. O ideal é levar para uma consulta. Terramicina na água não vai ajudar muito não, o ideal é entrar com tratamento com sulfa ou metronidazol.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Comprei meu coelho domingo, ele tem 3 meses e eh dei madeirinha de roer dentes mas ele comeu muito e acabou ficando com diarréia, aí depois de dois dias passou fez coco duro normal mas hj voltou , e perigoso o que posso fzee ? Posso dar soro caseiro ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se ele já melhorou é melhor só observar, o soro só é necessário na fazes que eles estão desidratados. Se voltar a ter diarreia procurar um veterinário já no primeiro dia.

      Excluir
  13. Comprei meu coelho domingo, ele tem 3 meses e eh dei madeirinha de roer dentes mas ele comeu muito e acabou ficando com diarréia, aí depois de dois dias passou fez coco duro normal mas hj voltou , e perigoso o que posso fzee ? Posso dar soro caseiro ??

    ResponderExcluir
  14. oi,meu coelho esta normal corre brinca come toma agua mas ta com as fezes um pouco mole mas oque e sera que ele esta com alguma coisa aparenta saudavel stou dano so mato a ele mas faz um tempo que dou e n acontece nada so ontem que dei pela primeira vez folha de brocolis eu acho que pode ser isso me ajudem pfvr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qualquer vegetal que for introduzido deve ser oferecido gradativamente porque pode desbalancear o trato.
      Mas você deve identificar se não cecotrofos (https://coelhomaniajlle.blogspot.com.br/2012/08/cecotrofia_16.html)
      - Se for diarreia liquida deve correr ao vet.

      Excluir
  15. oi,meu coelho esta normal corre brinca come toma agua mas ta com as fezes um pouco mole mas oque e sera que ele esta com alguma coisa aparenta saudavel stou dano so mato a ele mas faz um tempo que dou e n acontece nada so ontem que dei pela primeira vez folha de brocolis eu acho que pode ser isso me ajudem pfvr

    ResponderExcluir
  16. Oi meu coelho está c diarréia pastosa, eu tenho ele há 5 anos e ele nunca tinha tido diarréia, ele como mta couve, dou uma tds os dias, e ração, mas atualmente ele só fica deitado, raramente bebe, e só como couve as fezes, quase n está comendo ração, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar o maçã ou o remedio simeticona

      Excluir
    2. Minha coelhinha tá com diarréia,não quer comer e faz barulhos altos com os dentes, o que faço?não tenho dinheiro para levá-la ao veterinário

      Excluir
    3. Sobre a diarreia eu não sei o motivo, mas esse ranger de dentes dos coelhos é normal!

      Excluir
    4. Olá Gilvana, você deve hidratar e dar ao menos um probiótico, o ranger dos dentes pode indicar dor também.
      Oferecer papa de ração batida e assim que possivel levar ao veterinário pois ela deve estar precisando de soro.

      Excluir
    5. Mariane voce deve oferecer feno para ele todos os dias. A diarreia pastosa pode ser alguma infecção intestinal ou apenas a dieta, é bom procurar o veterinário e fazer um exame de fezes.
      A couve em excesso é muito fermentativa, procure oferecer outros vegetais, temos diversas dicas de alimentação no blog

      Excluir
  17. oi, meu coelho esta com diarreia ha alguns dias e ontem ele tava urinando com sangue alem de ter emagrecido muito e nao ter comido nada. E so bebeu agua lambendo meu dedo. Hoje ele ta comendo pouco, mas esta. O q posso fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre nesses casos é emergência, não há nada que possamos fazer por aqui, somente ir ao veterinário!

      Excluir
  18. Ola, meu coelho tem cerca de 2 meses (creio eu). Ele faz um barulho estranho ao respirar, espirra e parece estar com o nariz constipado. Pode me ajudar em algo. Preciso dessa resposta urgentemente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É provável que ele esteja com uma infecção bacteriana causada por uma bactéria, chamamos de coriza popularmente. Vai precisar ir ao veterinário para avaliar o grau da coriza e prescrever medicamentos.

      Excluir
  19. Meu coelho teve um sangramento pelo anus bem vermelho e pastoso, ficou uma noite assim,hj de manhã não está mais,porém não quer comer,tem alguma coisa que eu possa dar para hidratar?

    ResponderExcluir
  20. olá,
    eu comprei meu mini coelho um pouco distante de casa e apenas 1kg de ração. nâo sabia q tinha q trocar a ração aos poucos e deixei acabar a ração q eu trouxe. Primeiro, foi difícil achar uma ração q ele comesse. Agora q achamos, ele está com diarréia pastosa. Precisarei voltar no lugar q comprei o coelho pra comprar mais ração e ir trocando aos poucos ou ele se acostumará com a nova ração? Grato

    ResponderExcluir
  21. Meu coelhinho começou ontem com diarreia, ele esta fazendo bem mole, a unica coisa que eu dei de diferente foi maçã, e hoje amanheceu com a gaiola toda suja, ele ta tomando água, e ate ta brincando um pouco. O que eu devo fazer? Estou muito preocupada, me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  22. Meu coelho está com algumas casquinhas branca no nariz. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  23. Gente, eu sai de casa por 2 dias, tive que viajar e minha vó tbm. Meu coelho teve q ficar sozinho... Porém deixamos tudo certinho pra ele, comida a vontade, água a vontade... O problema é que ele adora Couve, ele come muita couve, e eu vi na internet que a couve pode deixar a vontade para ele comer. Só que aqui voces estão falando que só pode deixar feno a vontade. Ele ta se mijando todinho, ele nunca fez isso, ta todo molhado... Super mole, não faz nada e fica parado no mesmo lugar. Sendo que ele é super hiperativo, brincalhão, quando to em casa fica correndo de um lado pro outro e pulando pra chamar minha atenção... Eu nem sei mais oque fazer, eu não tenho condições de leva-lo no veterinario por agora... :(

    ResponderExcluir
  24. Gente comprei para minha filha 2 mini coelhos com aproximadamente 35 dias de vida na quinta-feira dessa semana. No sábado,notei que o macho estava um pouco mais parado que o normal, pois os dois são bem espoletas.infelizmente, hoje ele amanheceu quietinho e com diarréia líquida, não quis comer, nem beber nada...está todo sujo, coitadinho de tanta diarréia...dei água na seringa 💉 até leva-lo amanhã no veterinário...rezar 🙏 que sobreviva até lá porque pelo que li isso é perigoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perigoso sim, mas quando mais rápido agir melhor para garantir a vida dele!

      Excluir
  25. Boa noite coelhomamia!
    Ganhei uma coelha grávida. Deve estar de duas semanas. Mas minha preocupação e que ela parou de comer.Nem os petiscos que el mais ama ela quer.pode ser da gravidez? Aguardo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Boa noite coelhomamia!
    Ganhei uma coelha grávida. Deve estar de duas semanas. Mas minha preocupação e que ela parou de comer.Nem os petiscos que el mais ama ela quer.pode ser da gravidez? Aguardo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Boa noite coelhomamia!
    Ganhei uma coelha grávida. Deve estar de duas semanas. Mas minha preocupação e que ela parou de comer.Nem os petiscos que el mais ama ela quer.pode ser da gravidez? Aguardo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite coelhomamia!
    Ganhei uma coelha grávida. Deve estar de duas semanas. Mas minha preocupação e que ela parou de comer.Nem os petiscos que el mais ama ela quer.pode ser da gravidez? Aguardo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, ela criou? As femeas diminuem a ingestão de alimento antes do parto, mas não devem parar de comer totalmente.

      Excluir
  29. Oi meu coelho e um segundo tá fazendo cocô mole e eu me viro e já tá fazendo duro oque pode ser é questão de segundos ?? Devo levar ele no veterinário ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é sempre bom levar para fazer um check-up no seu coelho. Mas pode ser que essas fezes sejam apenas cecotrofos (temos um tópico que explica só isso:https://coelhomaniajlle.blogspot.com.br/2012/08/cecotrofia_16.html

      Se não for cecotrofos, você deve ir ao veterinário!

      Excluir
  30. Oi, minha coelha ela esta com diarreia desde hoje de manhã, e ela fica quietinha no cantinho e bebe bastante agua, mas acaba não comendo, sua ração acabou ontem e então, dei apenas folha para ela.
    Essa é minha segunda coelha, porém a primeira nunca teve nada disso! Estou extremamente preocupada, e na minha cidade não á venterinarios que cuidam desse tipo de animal, e desde que ela ficou com diarreia ela não come nada, apenas bebe agua.

    ResponderExcluir
  31. Olá, meu coelho está com diarreia e a barriga dele está fazendo muito barulho, e está comendo muito pouco. Ele comeu o sofá há uns dias que é de Courino e agora está assim. o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  32. Meu coelho não está defecando ele comeu muita manteiga, deu diarreia nele ontem mais hoje ele só tá tomando leite na boca e ficando no canto triste? O que devo fazer como proceder?

    ResponderExcluir
  33. Olá eu comprei meu Coelho faz três dias , ele é míni, ontem à noite eu dei pepino para ele e hoje cedo ele teve uma diarréia branca líquida. Isso foi por causa do pepino?

    ResponderExcluir
  34. Preciso de ajuda....comprei um coelho filhote a 2 dias e ele ainda nao fez coco e nem quis comer a raçao mas deu folhas de couve e ele comeu...oq pode ser?

    ResponderExcluir
  35. Bom dia! Tenho uma mini coelha há 6 anos. Há uns dias suas fezes tem sido moles e duras, estao intercaladas. Às vezes é preciso dar banho na região de tão grudado que fica. E o cheiro parece de infecção. Seu comportamento não mudou. Ela come ração e duas cenouras por dia. Às vezes couve e todo dia uma rodela bem pequena de banana (ela adora). Aqui aonde estou morando atualmente não tem Vete que atende mini. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas cenouras por dia,meu Deus..
      Cenoura só duas vzs por semana,e um pedacinho .

      Excluir
  36. O meu coelho ontem começou com diarreia pastosa e ele tem 2 meses o que devo fazer??????
    Ajuda!!!
    Pff

    ResponderExcluir
  37. Oi, minha coelha tem 11 meses, ela faz coco bem pastoso de manhã, a tarde faz bolinhas sequinhas normais, mas todos os dias de manhã ela faz mole pastoso isso é normal???

    ResponderExcluir
  38. Por favor me ajuda, meu coelho tá mole, não anda, as vezes ele tenta andar e dá umas patinada, pelo que eu vejo ele tá com os movimentos normais, mas não tem forças, tá fraco, só que ele ta comendo normal e bebendo água também, hoje cedo acordei e vi que ele tava com diarréia pastosa, não sei oque fazer , não quero perder ela!! Sou do interior e não tem veterinário que seja específico pra coelho :((

    ResponderExcluir
  39. Por favor me ajuda, meu coelho tá mole, não anda, as vezes ele tenta andar e dá umas patinada, pelo que eu vejo ele tá com os movimentos normais, mas não tem forças, tá fraco, só que ele ta comendo normal e bebendo água também, hoje cedo acordei e vi que ele tava com diarréia pastosa, não sei oque fazer , não quero perder ela!! Sou do interior e não tem veterinário que seja específico pra coelho :((

    ResponderExcluir
  40. Olá, meu coelho estava com Diarreia, demos remédio pra ele e depois de uns 3 dias ele melhorou. Infelizmente ele acabou morrendo. Antes disso, ele ta com as patinhas de trás abertas, tipo forçando para fazer cocô e nao conseguia. Voce acha se eu tivesse dado Feno, ele melhoraria ?

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde. Meu coelho de manhã acorda sempre com a madeirinha dele toda suja. Pelo que vi parece cecotrofos, mas tem feito bastante e pelo visto não deve estar ingerindo eles. Quando isso acontece o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  42. Olá! Ficaria muito grata se me orientasse qual medicamento a dar para o meu mine coelho, pois ele está pm diarreia. Aqui onde moro não tem veterinário desses animais exóticos .já fui em outros ,mais não sabem o que fazer. Ele tem dois meses e as vezes sai aguado e as vezes pastoso.me ajude a salva-lo.Grata!

    ResponderExcluir
  43. Meu coelho tem pouco mais de 4 meses, e eu dou rúcula diariamente pra ele, 3 vezes ao dias e ração. Porém, hoje quando cheguei do serviço reparei que o coco dele está um pouco mole, n está durinho como deveria estar. Porém, ele tá agindo normalmente, correndo, pulando. O que pode ser o cocô um pouco mole?

    ResponderExcluir
  44. Minha coelha perdeu o rabo ainda filhote, e deve ter umas duas semanas que as fezes dela está estranha, primeiro começou com uma textura mas mole e algo que parece um gel, e agora está ainda mais mole, ela fugiu por uns dias e ficou comendo mato, agora está assustada e não sai mais no quintal... não tenho condições no momento de levar ao veterinário, teria algo que possa fazer ?
    Ela já é da família e meus filhos e eu ficaríamos muito mal mesmo se acontecer algo com nossa Ximica..
    Bom dia

    ResponderExcluir
  45. Achei meu coelho na rua tirei da boca de um cão e levei pra casa mas ele não está comendo nem bebendo e está com diarréia o que eu faço não tenho dinheiro pra levar ele ao veterinário não quero deixar ele morrer

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!