Pular para o conteúdo principal

Cecotrofia de Coelhos

A cecotrofia (hábito de ingerir cecotrófos) é um comportamento normal e essencial para a saúde dos coelhos, diferentemente da coprofagia (hábito de ingerir fezes). Os cecótrofos são produto oriundo da fermentação do ceco, compõe um material rico em aminoácidos e vitaminas recobertos de muco para não sofrerem ação do estômago quando ingerido. Saiba mais abaixo!


Como diferenciar? 

 É fácil diferenciar: os cecotrófos são moles e agrupados devido a presença de muco, enquanto as fezes são isoladas e possuem consistência dura.

                         FEZES NORMAIS           X      CECOTRÓFOS
                         fonte imagem                     fonte imagem


Por que  os coelhos fazem cecotrofia?

Os coelhos são herbívoros e sua alimentação na natureza baseia-se em fibras de baixa digestibilidade, como capim, grama, ervas, etc. Essas fibras fermentam no ceco, e o produto dessa fermentação são aminoácidos, vitaminas, entre outros nutrientes, porém o intestino grosso possui pouca capacidade de absorver esses nutrientes, dessa forma precisam ingerir novamente esse material para ser completamente absorvido no intestino delgado.

Quando devo me preocupar?

Não se preocupe o seu coelho está ingerindo os cecotrófos, isso auxilia na manutenção de uma vida saudável.
A preocupação deve vir se o seu animal não está ingerindo, que pode indicar um animal obeso, dor devido alguma patologia (tártaro e placa dentária) e desequilíbrio na dieta (excesso de algum nutriente na alimentação).

A não ingestão dos cecotrófos pode levar a uma deficiência alimentar acarretando em futuras doenças.Se por acaso você observar a não ingestão dos cecotrófos, procure o  seu médico veterinário.
 

Gostou? Quer o texto para você ou reproduzir no seu blog/site? Mande um e-mail para coelhomaniajlle@gmail.com


Comentários

  1. Oi, meu coelho estava fazendo fezes normais, ele só come ração, mas ela acabou e acabei comprando de outra marca...as fezes se tornaram menores e mais escuras quase pretas e esporadicamente ele faz uma ou duas desse tipo "cacho de uva", não sei se algumas ele já comeu, só percebi porque encontrei no fundo da gaiola (a serragem fica no fundo e sobre ela uma tela de arame, então as fezes passam e ele não tem como pegar)...o que eu faço? vi que a troca de ração deveria ter sido feita gradativamente, mas não consegui porque acabou de vez e logo inseri a nova e ele aceitou bem...mas estou preocupada com essa mudança de tipo de fezes, só não estou mais preocupada porque não está diarreia... devo trocar novamente de ração? de modo gradual? ou insisto nessa mesma até ele se acostumar? Grata desde já

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!