Pular para o conteúdo principal

Idade Reprodutiva

Nossa primeira ninhada de mini coelhos
nascidos dia 24/06/2012
Algo que é muito rotineiro para nós é pessoas buscando dúvidas sobre como acasalar seus coelhos para ter filhotinhos. O que muitos desconhecem é qual a idade adequada para acasalar sua coelha, nesta publicação estaremos esclarecendo esse tipo de dúvida.


Antes de concretizar esse desejo primeiro você deve estar conscientizado que os filhotes que virão são de sua responsabilidade e que cabe a você achar um novo lar para eles, seja os vendendo ou doando. As ninhadas dos mini coelhos tem um número variável de filhotes: geralmente de 4 a 8. Por isso a importância de saber qual serão o destino de seus filhotes antes! 

A Melhor idade para a fêmea iniciar sua vida reprodutiva é com 8 meses de idade, antes desse período ela ainda está na fase de crescimento, tendo um maior risco de problemas no parto ou até baixa produção de leite para amamentar seus filhotes. Mas fique atento, a fêmea atinge sua fertilidade por volta dos 4 meses de idade mesmo ainda não estando em condições de reproduzir, por isso evite deixar fêmeas e machos juntos a partir dos 2 meses e meio para que não haja risco. 

Já para o macho  atinge sua maturidade sexual por volta dos 6 meses e começa a demonstrar sinais de puberdade a partir da descida de seus testículos (por volta de 3 a 4 meses). Acasalar um macho menor que 6 meses pode resultar em uma fertilização não adequada pois a produção de espermatozóides ainda não se encontra adequada para a reprodução. 

O intervalo entre um parto e outro de uma coelha deve ser por um período de 6 em 6 meses no mínimo. A gestação, parto e amamentação são períodos estressantes do ponto de vista fisiológico do animal, assim como as mães humanas sofrem um "desgaste" durante todo esse período, o mesmo acontece com as mães coelhas. 

 O fim da vida reprodutiva da sua coelha, ou seja, a partir do momento em que ela não vai mais acasalar  deve ser até os 3 anos de idade. Os partos podem seguir o esquema proposto abaixo:

Indica-se após o fim da vida reprodutiva que seu animal seja castrado para evitar problemas associados ao trato reprodutivo, assim como pseudociese (gravidez psicológica) e infecções do útero; e nos machos para evitar tumor e para que possa conviver com a fêmea se for de desejo do proprietário sem o risco de aparecimento de filhotes não planejados. 

É de suma importância que tudo isso seja feito com a supervisão de um médico veterinário! O animal antes de acasalar deve ter feito no mínimo uma consulta (machos e fêmeas) para garantir que sua saúde, assim como a saúde dos filhotes que estão por vir não seja prejudicada. 
Nossos "gêmeos". O macho se chama
Théo e a fêmea Princesinha, hoje
estão em lares felizes. 


Comentários

  1. Minha coelha está com 4 meses e acredito que meu Coelho macho tenha cruzado ela hoje por descuido nosso eles são da raça mini loop..minha coelha corre o risco de morrer se engravidou?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!