Pular para o conteúdo principal

Raças: Lionhead


Fonte imagem: http://lionheadrabbit.org/
A raça Lionhead é conhecida por nomes como: mini lion, lionhead ou mini lionhead. Considerada uma raça de mini coelhos, tem como característica orelhas eretas, saia ao longo do corpo e uma juba "de leão" ao redor do pescoço e cabeça. O nome justamente vem de origem inglesa,  "lion" = leão e "head" = cabeça. Ou seja, cabeça de leão devido a sua juba.

Ao que tudo indica sua origem foi na Bélgica após o cruzamento de um coelho da raça Anão Belga e Swiss Fox ou de uma linhagem específica de "Mini Angorás".  É uma raça reconhecida de coelhos na Europa pela BRC e nos EUA pela ARBA. Sendo aceitos atualmente de todas as cores! Seu tamanho varia de 25 a 35 cm, porém alguns podem ser um pouco maiores e outros um pouco menores, ficando seu peso entre 1,5 a 2 kg sem estar em obesidade.
São considerados bastante espertos e interativos, com uma personalidade um pouco mais forte que o fuzzy lop. Pode-se dizer que são temperamentais, inteligentes, muito amáveis e ativos!

Cuidados necessários com a raça:
  • Escovação semanal - pode escová-los até 3 vezes por semana se for da vontade do proprietário
  • Corte ou lixamento das unhas 
  • Alimentação balanceada
  • Tosa no verão - somente o excesso de pelos, na situação de lions muito peludos e se for necessário ao redor do olho para poderem enxergar

Obs: Criamos essa raça no nosso coelhário! Interessados mandar um e-mail para coelhomaniajlle@gmail.com

Comentários

  1. Olá, bom dia! Tenho uma coelha da raça mini leão. Ela apareceu com cerca de 10 a 12 centímetros da parte lateral do corpo sem pelos. Gostaria de saber o que pode ser, levando em consideração que foram alguns primos pequenos em minha casa e acredito que deram algo para ela comer, sem que eu visse, como doce, pois tínhamos uma festa de aniversário. O único veterinário que conheço e confio não soube me dizer o porque daquilo. Desde já agradeço, já aproveitando para parabenizar pelo blog, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, primeiramente em relação ao doce ele não é indicado e se possível nunca volte a dar pois pode causar constipação no seu coelho que pode ser muito grave, mas dificilmente foi a causa da perda de pelos, no entanto não podemos descartar por isso é melhor evitar! Em relação a perde de pelos é necessária fazer uma avaliação clínica pois as causas podem ser diversas: doenças contagiosas como sarna pode causar porém não é o sinal mais clássico, note se ela possui crostas nas orelhas ou pés, se for o caso provavelmente é sarna. Outras causas são dermatites que podem ser causadas por bactérias ou fungos, uma reação alérgica ou até mesmo pode ser uma troca natural da pelagem. Observe se ela sente coceira na região e também poderá dar dicas ou se ela arrancou os pelos e colocou em um local específico que pode ser sinal de pseudogestação

      Excluir
    3. se sua coelha deve esta no cio entao ela arranca o pelo para fazer ninho no meu coelho eu dei um tapete de pelinhos e ele arranca

      Excluir
  2. Obrigado pelas dicas! Bom, doce nunca mais, quando chega criança eu já a deixo longe para evitar brincadeiras. Quanto a coceira, ela não demonstra sentir nada na região, nem possui crostas nas orelhas e pés. Acredito que possa ser alguma dermatite ou troca natural, pois de um lado já começou crescer pelos, do outro, que recentemente também caiu não começou ainda. Pseudogestação acretito também que não, pois não tem pelos acumulados em qualquer local específico. Mas vou levá-la a uma veterinária essa semana para saber o que é, especificamente. Obrigado mais uma vez, e parabéns pelo site/blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou prestes a comprar um coelho e não sei se fico com um Lionhead ou um Fuzzy lop. Qual sua sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende de qual você prefere. O fuzzy por exemplo eu considero mais traquilão que o lion, porém ele tem que os pelos muito compridos e precisa de tosas frequentes. Alguns lions por outro lado tem menos pelos.

      Excluir
    2. Os lions são muito doceis! Mas requerem uma escovação demorada, e não se engane, eles são beeem rapidinhos!

      Excluir
  4. Ola! Tenho um coelho lionhead, branco com 4 meses, porem esta ficando muito guloso e gordo,eu ja diminui a racao e as verduras, sera que ele pode ficar obeso? Obg

    ResponderExcluir
  5. NÃO PODE DAR BANHO EM COELHO ,PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é bem assim não! Se tiver necessidade o coelho deve ser banhado sim: em local especializado para diminuir o estresse, com assistencia veterinária, mas é um mito que não podem tomar banho! Não podem ficar molhados ou ser utilizados produtos que não sejam neutros/específicos.

      Excluir
  6. Tenho um macho de aproximadamente 2 a 3 meses de idade... Porém, ele tem uma orelha caída e outra em pé. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Conprei um lionhead mas não me informaram a idade dela. Ela pesa 350g. Quantos meses ela deve ter?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!