Pular para o conteúdo principal

Sarna em coelhos

A sarna é um problema frequente na criação de coelhos, por isso você deve ficar atento aos sinais clássicos dessa doença. Na hora de adquirir seu amigo ou até mesmo no dia-a-dia você deve ficar de olho!



Existem dois tipos principais de sarna que acometem os coelhos: a sarna auricular e a sarcóptica. Ambas são causadas por parasitos, sendo que a primeira é causada pelo Psoroptes communis e pelo Chorioptes cuniculis, e a segunda é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. cuniculi.

 Sarna auricular

Esta enfermidade tem como característica o contagio rápido entre os animais. Os parasitos que a causam localizam-se dentro do ouvido, atingindo a parte profunda da pele.

Esta é observada primeiramente pela forte irritação no interior do ouvido dos coelhos, em seguida ocorre a presença de inflamação e formação de uma secreção espessa, que com o tempo forma crostas ou escamas de cor parda. Estas crostas ficam aderentes a parte interna da orelha e podem fechar completamente o ouvido do animal.

Quais são os sinais dessa doença?

- animais inapetentes;
-emagrecimento rápido;
-animal inclina a cabeça para o lado acometido;
-coçam com as patas a área afetada;
-em casos avançados pode-se encontrar sangue e pus com odor fétido;

Como evitar a doença?

Devem ser tomadas várias medidas profiláticas para a não infecção e proliferação da enfermidade. Entre elas:

-higiene da gaiola, potes de ração e água, e tudo aquilo que esta em contato com o animal;
-cuidado para não adquirir animais doentes;
-Fazer quarentena dos animais adquiridos, ou seja, deixa-los separados dos demais por um período de tempo para observar se os mesmo demonstram sinais da doença;
-acompanhamento do animal com o médico veterinário periodicamente;

Se algum animal apresentar a doença, este deve ser separado dos demais até que a mesma seja curada, e a gaiola e utensílios do mesmo devem ser desinfetadas e flambadas.

Para o tratamento da enfermidade a Coelhomania recomenda a procura de um médico veterinário para que o mesmo analise e indique o tratamento adequado para o seu amigo!



Sarna sarcóptica

Nesta, o ácaro Sarcoptes scabiei var. cuniculi penetra profundamente na pele causando lesões primeiramente no focinho e patas e posteriormente essas lesões podem proliferar-se para o restante do corpo. As lesões características dessa doença são a formação de crostas na boca, e ao redor dos olhos e nariz, além das patas, podendo em casos graves atingir os órgãos genitais.

A diferença entre as sarnas está no local de ação do agente, enquanto nesta o local de ação é o corpo do animal, na sarna auricular o local afetado é a orelha.

As manifestações inicia-se com a picada do parasito, que causa irritação e leva ao aparecimento de um líquido que seca e forma crostas no local atingido, normalmente de coloração amarelo-acinzentada.

Quais são os sinais dessa doença?

-emagrecimento devido a dificuldade de ingerir alimento quando existe lesões na boca;
-dificuldade respiratório, quando existe a presença de lesões no nariz do animal;
-no inicio da doença pode-se observar um pó branco no nariz do animal e nas unhas, devido ao ato de coçar a região.;
-alopecia;

Como evitar a doença?

Para evitar que ocorra o aparecimento da doença devem ser tomadas as mesmas medidas profiláticas citadas para sarna auricular.

Para o tratamento da doença a Coelhomania indica que o proprietário consulte um médico veterinário, pois só o mesmo saberá qual o tratamento ideal para o seu mini coelho. Vale ressaltar que ambas as sarnas podem ser tratadas quando diagnosticadas a tempo, por isso é de suma importância realizar análise periódica do seu amigo!

http://veterinariadesilvestres.blogspot.com.br/2010/09/sarna-sarcoptica-em-coelhos.html



Comentários

  1. meu coelho pegou uma infeção parecida com sarna e foi curado com shampoo a base de cetoconazol. e pra quem gostaria de trabalhar em casa, vejam: www.webgd.net/2818

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, obrigada pela dica, mas cetoconazol trata principalmente infecções fúngicas e a sarna é causada por um ácaro, por isso tem como principal tratamento medicamentos da família das avermectinas!

      Excluir
    2. Cetoconazol é antifungico, não tem outra ação!

      Excluir
  2. Temos uma coelha mini, e pelos sintomas ela tem Sarna sarcóptica, no nariz e nas patas. Ela é da minha filha que está muito triste com isso tudo.
    Se alguém poder me ajudar.
    Aonde moro não temos veterinário que cuide de coelhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o tratamento para sarna é através de um medicamento chamado ivermectina que deve ser aplicada durante 1 mês uma vez por semana. No entanto, por se tratar de um medicamento injetável você precisa que seja realizada por um médico veterinário por via subcutânea.

      Excluir
  3. É muito triste ver um coelhinho com sarna nas orelhas ou no focinho e nas patas. A sarcóptica que faz com que o focinho fique crescido e as patas também (por gerar essas alterações na aparência do coelhinho) é muito desagradável. Dá uma sensaçào de que o coitadinho está sendo humilhado ao se tornar todo feio e alterado. Agora, alegria dá mesmo, qdo depois do tratamento a gente os vê se recuperarem, ficarem espertos, confiantes, saudáveis e lindos novamente. Graças a Deus e ao veterinário!!! PARABÉNS pelo site.

    ResponderExcluir
  4. o estava com o focinho,patas e boca com uma crosta parece casca bem seca e a orelha dele havia tambem nas beiradas essa crosta e por dentro umas cascas fina,eu passei anti séptico (clorexidina alcoolico ) e depois passei uma pomada neomicina ,no outro dia eu tirei quase tudo com uma gaze molhada no oleo dersane ,nas patas saiu tudo de vez aquela casca ,so nas orelhas que demorou mais um tempo ,então ainda não sabia o que era,o pelo do meu coelho cresceu todo onde havia a casca esta bem bonito hoje não tem mais nada vizivel ,so que eu ficava com ele no colo e comecei a me coçar .foi então que descobri que era sarna ,eu fiz o tratamento com ivermectina e permetrina ,e comprei um sabonete para sarna para dar banho neles ,eu tive que tomar durante um mes e eu ja estava boa ,ontem eu peguei eles para dar bamini coelho e um fuzzy lop eu observei a uns 2 meses que meu mini coelhnho e depois de uns 30 mts eu ja percebi umas petequias vermelhas em meu braço e acho que eles ainda estão com essa sarna ,comecei a dar novamente envermectina mais em comprimido ,vc sabe mais de alguns cuidados que posso ter?Boa tarde! Tenho um

    ResponderExcluir
  5. Uma parte foi cortada,eu ontem fui dar banho neles e percebi depois de uns 30 mts que ja estava me coçando e com petequias vermelhas ,vc sabe de mais alguns cuidados ,ja começei hoje com evermectina so que dou em comprimido para eles,mais não vejo mais nada neles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tenho um fuzzy lopy qual a dosagem do comprimido eu posso dar? Por quanto tempo?

      Excluir
  6. o estava com o focinho,patas e boca com uma crosta parece casca bem seca e a orelha dele havia tambem nas beiradas essa crosta e por dentro umas cascas fina,eu passei anti séptico (clorexidina alcoolico ) e depois passei uma pomada neomicina ,no outro dia eu tirei quase tudo com uma gaze molhada no oleo dersane ,nas patas saiu tudo de vez aquela casca ,so nas orelhas que demorou mais um tempo ,então ainda não sabia o que era,o pelo do meu coelho cresceu todo onde havia a casca esta bem bonito hoje não tem mais nada vizivel ,so que eu ficava com ele no colo e comecei a me coçar .foi então que descobri que era sarna ,eu fiz o tratamento com ivermectina e permetrina ,e comprei um sabonete para sarna para dar banho neles ,eu tive que tomar durante um mes e eu ja estava boa ,ontem eu peguei eles para dar bamini coelho e um fuzzy lop eu observei a uns 2 meses que meu mini coelhnho e depois de uns 30 mts eu ja percebi umas petequias vermelhas em meu braço e acho que eles ainda estão com essa sarna ,comecei a dar novamente envermectina mais em comprimido ,vc sabe mais de alguns cuidados que posso ter?Boa tarde! Tenho um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o melhor tratamento é a ivermectina por via subcutânea, mas acho mais interessante que seja aplicada por um médico veterinário devido a experiência na aplicação. A dose do medicamento é 0,2 mg/kg, você pode dizer isso ao seu veterinário ou ele mesmo pode buscar uma fonte. A aplicação pode ser realizada uma vez por semana ou vez a cada 15 dias conforme o caso. O comprimido você calculou a dose? Pois dar a mais do que eles necessitam pode ser MUITO prejudicial e levar seu coelho a morte, tome essas precauções e evite que você mesmo realize o procedimento em casa! É importante sempre buscar o médico veterinário!

      Excluir
    2. Além disso para a sarna é importante desinfetar as instalações, como passar fogo nas gaiolas ou produtos a base de amônia quartenária, porém o mais eficiente é o fogo!

      Excluir
  7. Os meus taambem tem a sarcoptica, passei sartop, sarnak mas so melhoram um pouco e nao passa. Aqui nao tem especialistas em coelhos, ainda mais interior, só sabem cuidar de cavalo e gado. Alguma indicação de qtas ml por kg dar ivermectina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, você pode pedir a estes veterinários mesmo aplicarem por via subcutânea para o coelho. A dose é em miligrama, por isso é necessário ter o medicamento para calcular o qual estes veterinários já estão bastante familiarizados. A dose de ivermectina 1% é 0,2 mg/kg para o animal a cada 7 ou 15 dias por 30 dias. Em mL ficaria 0,02 mL/kg, mas peço que não aplique sozinho se não tens experiência, a ivermectina é um medicamento potencialmente tóxico e tem que ser utilizado com cautela!

      Excluir
  8. Tenho coelho esta com sarna qual quantidade de comprimido como fazer a limpeza triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o tratamento de sarna em coelhos deve ser feito com ivermectina na dose de 0,02 mL/kg da ivermectina 1%. A aplicação deve ser subcutânea, por isso necessita que seja realizada por um médico veterinário.

      Excluir
  9. Tenho coelho esta com sarna qual quantidade de comprimido como fazer a limpeza triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não deves limpar em casa. Sempre leve ao veterinário!

      Excluir
  10. Alguem sabe me dizer se o revolution e bom para sarna ?

    ResponderExcluir
  11. Alguem sabe me dizer se revolution e bom para sarna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é recomendado para coelhos. O tratamento de sarna em coelhos deve ser feito com ivermectina na dose de 0,02 mL/kg da ivermectina 1%. A aplicação deve ser subcutânea, por isso necessita que seja realizada por um médico veterinário.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu coelho pesa 400 gramas e está com sarna pode me dizer qual a dosagem certa pra ele e onde injetar, via subcutânea é debaixo na pele mas em qual região do corpo deve aplicar? porque não tem veterinário vou pedir a farmacêutica da farmácia que trabalho para fazer a aplicação pra mim

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu coelho pesa 400 gramas e está com sarna pode me dizer qual a dosagem certa pra ele e onde injetar, via subcutânea é debaixo na pele mas em qual região do corpo deve aplicar? porque não tem veterinário vou pedir a farmacêutica da farmácia que trabalho para fazer a aplicação pra mim

    ResponderExcluir
  15. Se a sarna está dentro do ouvido porque não deve aplicar ivermectina dentro e sim do lado de Fora? Vai fazer efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até pode ter algum efeito, mas não vale a pena pelo risco de contaminar o seu coelho. Se você não aplicar a dose recomendada por via sistêmica, a pele não vai absorver o suficiente. Agora se você banhar a pele com ele, certamente irá intoxicar

      Excluir
  16. Me disseram p pingar 3 a 4 gotas interno durante 15 dias 1x por dia. É muito?

    ResponderExcluir
  17. Se a sarna está dentro do ouvido porque não deve aplicar ivermectina dentro e sim do lado de Fora? Vai fazer efeito?

    ResponderExcluir
  18. Para sarna dentro do ouvido o que fazer?

    ResponderExcluir
  19. Ola, tenho uma mini coelha que esta fazendo o tratamento de sarna com ivermectina, segundo o veterinário devo leva-la 01 vez por semana para tomar a injeção subcutânea, porém suas patinhas estão bem feridas, gostaria de saber se alem da ivermectina existe algum outro medicamento/pomada que poderia estar utilizando para auxiliar no tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é necessário. O risco dele lamber e se intoxicar com alguma pomada não vale a pena.

      Excluir
  20. Olá, minha coelhinha fuzzy lop está com umas casquinhas brancas na base do pelo, é espalhado no corpo, mas mais na região das costas.
    No pescoço está ficando sem pelos, e na barriguinha em baixo tbm. No entanto, eu escovo ela todos os dias e não cai mto pelo.
    Não encontrei nada descrevendo o que ela tem. Alguém tem experiência com isso? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu acomselho-te a ir ao medico.
      Olha sabes se uma pessoa tiver sarna e se tocar no coelho ele também fica com sarna?

      Excluir
  21. Eu gotava de saber uma pessoa tiver sarna e tucar no coelho ele também fica com sarna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode passar para o coelho. Se isso já acontecer é importante tratar o coelho e a pessoa.

      Excluir
  22. Meu coelho deve estar com essa doença, pois está com essas crostas no nariz, e agora nas orelhas olhos e patas.

    Ele fica solto no jardim de casa, tenho uma cachorra também, ele pode passar isso para ela? Ou para pessoas?

    Vou levar no veterinário.

    ResponderExcluir
  23. Meu coelho deve estar com essa doença, pois está com essas crostas no nariz, e agora nas orelhas olhos e patas.

    Ele fica solto no jardim de casa, tenho uma cachorra também, ele pode passar isso para ela? Ou para pessoas?

    Vou levar no veterinário.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo blog, graças as informações consegui sarar minha coelha. Levei em dois veterinários, e eles não souberam dizer o que era, um deles cauterizou o narizinho da coitada e nada adiantou. Mas eu não desisti, procurei por informações e achei seu blog, muito obrigada por ter compartilhado seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que podemos ajudar! É sempre bom procurar um veterinário que seja especializado ou que tenha experiência com coelhos.

      Excluir
  25. olá bom dia!
    meu mini coelho está com uma crosta nas patinhas, com coloração branca...
    pelo que percebi, ele não reclama quando toco nas patinhas...
    Mas como ele é meu primeiro coelhinho não sei dizer se é normal ou não..
    Obrigada Desde já! =)

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  27. Tenho um mini coelho holandês, e aparentemente ele estava saudável, mas na segunda feira notei que as patinhas dele estavam meio inchadas, e com uma crosta esbranquiçada.
    Entrei em contato com a moça que criou ele, e ela me disse que ele está com micose, disse que era pra passar álcool iodado e uma pomada de micose.
    Fiz isso na segunda,mas me parece que deu uma piorada nas patas. Pelo fato dele lamber aonde passei o remédio.
    O que posso fazer nesse caso?
    Como o custo do veterinário especializado é caro, só vou ter condições financeiras na sexta.
    Até lá o que eu poderia estar fazendo para que diminuam as feridas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A micose não é comum nos coelhos (apesar de não ser impossível de acontecer), é mais provável que seja alguma sarna, mas é bom procurar o vet, não tem como escapar.

      Excluir
  28. Olá tenho um coelho mini lion e ele esta com nariz com rachaduras ,mas so no nariz é sarna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, pode ser o inicio ou focalizada! Mas só o veterinário para confirmar

      Excluir
  29. Ola. Tenho uma coelha que ha 2 meses apresentou paralisia aguda das patas posteriores. Na ocasião levei ao vet que não soube informar a causa, mas suspeitamos de toxemia por estar concomitante uma sarna auricular já com odor fétido. Também notei lesões em dedos ( poderia ser a sarna corporal?) ela foi tratada com ivermec subc. 0,01ml/kg em duas doses quinzenais. Exatamente um mês depois retornou com o odor nas orelhas e novamente com a paralisia. Minha pergunta é: a dose estava correta? ( sou acadêmica de med e poderia administrar a dose correta se fosse preciso já q não tenho especialista na cidade). Pode ter havido resistência? ( realmente não sei como funciona a sarna em coelho..) em adultos pode haver recontaminação( seria o caso aqui ou foi subdose?) agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dose minima geralmente utilizada é de 0,02 ml/kg, você deve conversar com seu vet a respeito da dose que ele escolheu. Provavelmente voce tem contaminação ambiental, deve passar vassoura de fogo em tudo que ela usa e reiniciar o tratamento. Pode haver sim resistencia, por isso existem outros produtos como a doramectina no mercado, mas ainda sim preferimos a ivermectina. Converse com o seu vet e escolham o melhor protocolo para sua coelha

      Excluir
  30. Ola. Tenho uma coelha que ha 2 meses apresentou paralisia aguda das patas posteriores. Na ocasião levei ao vet que não soube informar a causa, mas suspeitamos de toxemia por estar concomitante uma sarna auricular já com odor fétido. Também notei lesões em dedos ( poderia ser a sarna corporal?) ela foi tratada com ivermec subc. 0,01ml/kg em duas doses quinzenais. Exatamente um mês depois retornou com o odor nas orelhas e novamente com a paralisia. Minha pergunta é: a dose estava correta? ( sou acadêmica de med e poderia administrar a dose correta se fosse preciso já q não tenho especialista na cidade). Pode ter havido resistência? ( realmente não sei como funciona a sarna em coelho..) em adultos pode haver recontaminação( seria o caso aqui ou foi subdose?) agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
  31. ola montei uma criação de coelhos com três fêmeas e uma macho . uma da femeas deu cria peguei os 5 filhotes e separei em uma parte de um viveiro que crio e na outra parte ficou os outros três; porem começou aparecer feridas nas patas e e no focinho. será sarna? o que tenho que fazer? QUL O remedio aplicar? e os filhotes que estao com 21 dias preciso tomar algum cuidado

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, minha coelha estava doente e ngm conseguia descobrir oq era, aqui na minha cidade não tem veterinário q atenda coelhos. Comecei o tto com ivermectina, mas acho que ja foi muito tarde, pois é como se o focinho dela tivesse caido, como se tivesse so o septo :/ não sei mais oq fazer, continuo o tto ou seria melhor sacrifica-la? Ela tem condições de viver normalmente assim?

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Tenho 2 coelhos e apenas um está aparentemente com sarna.Mas nenhum dos sintomas citados aqui está nele, a orelha está normal assim como patinhas e fucinho.O Coelho tem apenas pequeninos machumachucadinhos no pescoço.
    Gostaria de saber como devo tratar , se é um tipo de sarna e se tem algum problema eu pegar nele.

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho um mini coelho e ele esta perdendo muito pelo em determinadas parte do corpo só que ele não apresenta nenhuma ferida nas orelhas e nem em outro lugar. Como eu poderia tratar?

    ResponderExcluir
  36. Olá
    Minha coelha amanheceu hoje com uma das pata traseiras um Pouco inchada e em cima estava sem pelo como se ela estivesse coçado e retirado o pelo
    Será q pode ser sarna? Ou fungos ?
    É tão rápido assim pra machucar e cair o pelo? E o caso do inchado oq pode ser?

    ResponderExcluir
  37. Minha coelha tá começando dá sarna dentro dá orelha dela, na minha cidade não tem veterinário também. Fui em uma loja de ração lá o vendedor me indicou uma pomada e um espley. Vai resolver o poblema?

    ResponderExcluir
  38. Posso usar doramectina no lugar de ivermectina?

    ResponderExcluir
  39. Boa noite.
    Meu coelho está com o fucinho crescendo e os dedos das patas como se fosse um espécie de cascão .
    Parece até um tipo der sarna .
    O que devo aplicar?

    ResponderExcluir
  40. Olá meu coelho está com sarna auricular,passo pomada tiro td os bichos mais volta novamente,qeria saber oq devo fazer pra acabar definitivamente com esse problema?

    ResponderExcluir
  41. Ola. Tenho um mini coelho e ainda é pequeno com 500g ainda. Não chega a 1kg. Como tratar a sarna neste caso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!